Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos em Rio Grande e Ribeirão
MARCOS FIDELIS
Um avião de pequeno porte caiu e deixou dois mortos entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, na manhã desta quinta-feira (25). O acidente aconteceu por volta das 10h, próximo à rua Teresinha Arnone Casteluci, em uma área de mata, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Os destroços da aeronave foram encontrados no bairro Vila Oásis, em Rio Grande da Serra.
As vítimas foram identificadas como Benedito Aparecido da Silva, de 59 anos, e Ricardo Falarini, de 60 anos. Ambos estavam a bordo do avião de pequeno porte modelo PA 24-260, com prefixo PTDKA. O voo tinha como destino o Aeródromo Presidente Venceslau, após decolar do Aeroporto Campo de Marte.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas imediatamente e encontraram as duas vítimas sem vida junto aos destroços. A perícia técnica e a FAB – Força Aérea Brasileira também foram mobilizadas para investigar as causas do acidente.
A aeronave em questão, conforme dados da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, possui operação negada para táxi aéreo. No entanto, sua situação de aeronavegabilidade estava em conformidade com as normas vigentes.
A FAB informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência. Essa fase inicial inclui a coleta de dados, preservação dos elementos da investigação e a verificação preliminar dos danos causados à aeronave.
Em comunicado, a Força Aérea Brasileira afirmou que a conclusão das investigações será realizada no menor prazo possível, considerando a complexidade do ocorrido e a necessidade de identificar os possíveis fatores contribuintes para o acidente.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Rio Grande da Serra, onde foi feito o registro da ocorrência.