MARCOS FIDELIS
Uma audiência pública realizada na segunda-feira (22) em Santo André reuniu autoridades, especialistas e a população para discutir detalhes do estudo de impacto ambiental da Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo. A audiência foi organizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente e contou com a participação da deputada estadual Ana Carolina Serra, do partido Cidadania.
A deputada Ana Carolina Serra, que preside a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa, destacou a importância do encontro como o primeiro de uma série para ouvir a comunidade e especialistas. “Esse marco é crucial para que o projeto do Metrô ABC saia do papel e se torne mais uma opção de transporte público para nossa comunidade”, afirmou a deputada.
Governador
Ana Carolina Serra ressaltou o compromisso em garantir que o projeto se concretize, lembrando que a iniciativa foi uma promessa de campanha do governador Tarcísio de Freitas para a região. “Estaremos vigilantes para garantir que se concretize e não decepcione nossa população. Continuaremos acompanhando de perto os estudos e as discussões relacionadas à Linha 20 Rosa e às demais linhas férreas do estado”, afirmou.
Expectativa
“Ficamos felizes com os estudos que foram apresentados, mas seguimos acompanhando com os pés no chão, sem muita ilusão. Continuaremos acompanhando e olhando com bons olhos as ações que progridem com o avanço da tão sonhada Linha 20-Rosa no Grande ABC.”
Recentemente, o Metrô abriu licitação para contratar uma empresa responsável pela confecção de estudos de engenharia e arquitetura para elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa. O pregão está marcado para 7 de março, com a previsão de 24 meses para a execução dos serviços.
Projeto
A estimativa do Metrô é que a Linha 20-Rosa terá uma extensão de 33 quilômetros, com 24 estações e dois pátios de manutenção, ligando o bairro da Lapa, na Capital, a Santo André, passando por diversas regiões, como Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo. A previsão de entrega é até 2035. O projeto visa contribuir efetivamente para a melhoria do transporte público na região.