ArtigoHome

Bactérias intestinais produzem substância capaz de combater obesidade

MARCOS FIDELIS

Um estudo recente, publicado na revista Cell Host & Microbe, revelou que as bactérias que habitam o intestino podem desempenhar um papel crucial na prevenção da obesidade. A pesquisa, conduzida pela equipe da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, destaca a influência desses microorganismos na regulação do peso corporal, com implicações significativas para a saúde humana.

Descobertas

Os pesquisadores realizaram testes com camundongos, fornecendo-lhes diferentes dietas, tanto ricas quanto pobres em gordura, combinadas ou não com exposição a antibióticos. Surpreendentemente, os roedores que receberam apenas antibióticos não apresentaram ganho de peso. No entanto, aqueles que foram expostos tanto a antibióticos quanto a uma dieta rica em gordura mostraram um aumento significativo no peso.

Lactobacillus

Ao analisar amostras de bactérias intestinais coletadas dos camundongos, a equipe identificou uma diminuição nos níveis de Lactobacillus nos animais que ganharam peso e foram expostos a antibióticos. Os pesquisadores destacam a importância dessa redução, relacionando-a a distúrbios no microbioma intestinal e a uma diminuição em uma proteína responsável pelo processamento de gordura no intestino.

Peso