Brasil registra aumento de 9,7% na venda de veículos em 2023, afirma Fenabrave
MARCOS FIDELIS
No último mês de 2023, o mercado automotivo brasileiro experimentou uma reviravolta notável, registrando um aumento significativo nos emplacamentos de veículos novos. Segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os números de dezembro apresentaram um salto de 14,6% em comparação com o mesmo período no ano anterior, totalizando 248,5 mil unidades. Este desempenho surpreendente impulsiona as expectativas da entidade, que estima uma expansão de 12% para o setor em 2024.
Crescimento
Ao analisar o ano de 2023 como um todo, as vendas de veículos novos no Brasil atingiram a marca de 2,3 milhões de unidades, representando um crescimento significativo de 9,7%. Projetando para o próximo ano, a Fenabrave estima que os licenciamentos alcancem a marca de 2,58 milhões de unidades, indicando uma contínua tendência positiva para o mercado automotivo brasileiro.
Dezembro
O último mês do ano passado se destacou como o período de vendas mais robusto desde dezembro de 2019, com 262,6 mil unidades emplacadas. Em comparação com novembro de 2023, os emplacamentos de veículos novos cresceram expressivos 16,9%, consolidando ainda mais a recuperação do setor.
Segmentos
O segmento de carros e comerciais leves foi um dos principais impulsionadores desse crescimento, registrando 236,6 mil emplacamentos em dezembro. Esse número representa um aumento de 17,3% em relação a novembro e um impressionante aumento de 17% na comparação anual.
No entanto, os segmentos de caminhões e ônibus apresentaram dinâmicas distintas. Os caminhões registraram um crescimento de 11,2% em comparação com novembro, mas ainda assim, uma queda de 16,5% em relação a dezembro de 2022. Já os ônibus enfrentaram uma queda de 3,45% em relação a novembro e uma substancial retração de quase 30% em relação a dezembro do ano anterior.