AtualidadesHome

Projeto de Qualidade da FUABC vence 3ª edição do concurso “Feito pela Gente”

Programa dá visibilidade às iniciativas exitosas desenvolvidas nos serviços de saúde gerenciados pela Fundação do ABC

 

 

Trabalho desenvolvido pela Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC – “Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC” – foi o vencedor da terceira edição do Concurso “Feito pela Gente”, programa interno que busca dar visibilidade às inovações e boas práticas implementadas na FUABC-Mantenedora, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), nos hospitais e em todas as demais unidades gerenciadas. O evento foi organizado hoje, dia 13 de dezembro, no auditório David Uip, no campus universitário da FMABC, em Santo André. Na ocasião, antes do anúncio dos vencedores, foi realizada a última reunião do ano do Conselho de Curadores da FUABC, em conjunto com as unidades gerenciadas.

O segundo melhor trabalho do concurso foi o “Projeto Hospital Digital”, do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo, seguido do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM-SA), que inscreveu o trabalho “Construção Participativa e Ascendente da Cultura Hospitalar de Segurança do Paciente e da Cultura Justa”.

Organizado anualmente desde 2021, o concurso – que este ano recebeu 24 trabalhos – facilita o acesso e a troca de informações entre todos os serviços da FUABC, hoje localizados em diferentes regiões do Estado, desde a Região Metropolitana até o Interior do Estado e a Baixada Santista. O objetivo principal é a valorização das ações inovadoras, cases de sucesso, boas práticas e das iniciativas pioneiras de cada unidade da FUABC.

O evento foi aberto pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que fez um retrospecto do ano. “Quero agradecer a todos vocês, pelo esforço, pela luta, pelo desempenho, pelas conquistas que nós fizemos. Agradecer a todos os curadores que desempenharam um papel importante, validando as nossas ações e nossas práticas. Inicio com um agradecimento profundo para todos que estão aqui, para a faculdade e para o Dr. Osmar Mendonça (vice-presidente da FUABC), sempre envolvido conosco e nos apoiando nas ações que praticamos”, afirmou.

Presente na mesa solene do evento, o reitor do Centro Universitário FMABC, Dr. David Uip, refletiu sobre a relação entre a FMABC e a Mantenedora. “Entendo que a Fundação do ABC tem duas missões: uma é a de fonte mantenedora do Centro Universitário, e a outra de grande gestora pública da organização social de saúde que se empareda com as maiores do Brasil. Fiz questão de vir aqui para homenagear vocês, gestores públicos. Só sabe o que é ser um quem já sentou na cadeira onde vocês estão aqui hoje. São muitos compromissos, obrigações e responsabilidades. Tiramos parte do convívio com nossos familiares pelo bem do serviço público. Isso é muito mais do que uma missão, é um desígnio a poucas pessoas que têm a oportunidade de ajudar os outros”, explicou, ao emendar um agradecimento à Presidência da FUABC. “Parabenizo o presidente Dr. Luiz e o vice, Dr. Osmar, porque são pessoas sérias. Desde que o presidente assumiu a FUABC, depois de dois mandatos e agora reeleito, trouxe tranquilidade para o Centro Universitário. Trabalhamos associados, pois temos os mesmos objetivos. Hoje comemoramos esta união. E estendo isso a todos os gestores das unidades pareadas à Fundação do ABC”, finalizou.

Vice-presidente da Fundação do ABC, Dr. Osmar Mendonça acrescentou: “A boa direção da FUABC se deve também a essa colaboração profícua entre o Centro Universitário, a Curadoria e a Presidência. É uma simbiose que dá certo. Que está dando certo. As dificuldades, se elas existem, devem ser conhecidas, enfrentadas e vencidas. Esse é o lema do homem público. E eu acho que o que nós estamos construindo de trabalho em comum nos prepara para as dificuldades. E se olharmos retrospectivamente, nós veremos que sempre enfrentamos e superamos dificuldades ao longo da nossa vida pública e também pessoal. Estamos nos preparando para o que virá e estamos com equipes de trabalho em total condição de enfrentar o próximo ano com galhardia. Com sabedoria, paciência, bom senso e equilíbrio”.

OS PROJETOS

Após a abertura do evento foram anunciados os primeiros colocados no concurso. Responsável pelo trabalho vencedor, a Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC foi representada pela gerente corporativa, Gleice Girotto, autora do projeto juntamente com Carlos David, Juliana Pizzicolo e Karen Amaral.

Lançado em setembro, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC instituiu a criação de Selos Internos de Qualidade (ouro, prata e bronze) para preparar e qualificar as unidades de Saúde sob gestão da FUABC para a conquista de acreditações de qualidade nacionais e internacionais emitidas por instituições acreditadoras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA). O programa preparatório visa o compartilhamento de experiências exitosas e a maturidade assistencial dos serviços de Saúde por meio de treinamentos e oficinas periódicas organizadas com todas as unidades.

Em segundo lugar ficou o “Projeto Hospital Digital”, do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo. Nele, os autores Luís Henrique Cambraia Galvão, Eduardo Nobuo Okada, Lucicleia Medici e Erick de Melo Silva destacam a modernização de procedimentos de saúde a partir da utilização de tecnologias digitais, que garantiram a redução do uso de papel em 40% em todo o Complexo de Saúde da cidade, melhorando a eficiência, acessibilidade e o atendimento hospitalar.

A terceira colocação ficou com o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHM-SA), que inscreveu o trabalho “Construção Participativa e Ascendente da Cultura Hospitalar de Segurança do Paciente e da Cultura Justa”, de Victor Chiavegato, Ekatriny Antoine Guerle, Marcia Cristina Begher, Maria Inês Fumagalli Pinto dos Santos e Roberta Fernanda Faria. O artigo abordou a construção coletiva da cultura de segurança no hospital, destacando a eficácia das rodas de conversa para promover aprendizado, notificação de eventos adversos e melhoria contínua.

Os 24 trabalhos inscritos foram analisados por uma comissão composta por cinco membros do Conselho de Curadores da Fundação do ABC: Dr. Ari Bolonhezi, Dra. Maria Lucia Packer, Gilberto Vieira Monteiro, Dr. Vanderley da Silva Paula e Rubén David dos Reis. Todos os projetos integrarão uma revista oficial da FUABC, que reunirá as melhores práticas do Programa Feito Pela Gente em 2023.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo