EditorialHome

Educação deve vir com os ‘Amarelinhos’

A prefeitura do Rio, aos poucos, está inaugurando a nova frota de BRTs para o cidade. Chamados de ‘Amarelinhos’, eles já estão circulando pelas pistas do Rio de Janeiro desde 2022 e parece que dessa vez vão dar certo.
Os carros anteriores eram bastante irregulares e tinham modelos que não aproveitavam bem o espaço. Por exemplo, a linha que saía do terminal Alvorada para o Aeroporto Internacional trazia um bagageiro no final do veículo. No entanto, a linha parava em estações estratégicas que acabavam não sendo usadas por pessoas que iam para o aeroporto. Resultado: o bagageiro, que ocupava muito espaço, passou a ser usado como cama por alguns passageiros cansados. Sim, tinha gente que deitava lá. Mais do que isso, alguns compartilhavam a cama. Parecia o ‘Noitibus Andante’, aquele ônibus da madrugada dos livros do Harry Potter.
E com a depredação das estações e dos veículos, os passageiros que iam para o aeroporto sequer tinham segurança para deixar suas malas na estrutura.
Agora, os novos ônibus têm um melhor aproveitamento do espaço e passam com maior frequência nas estações, que também foram reformadas e parecem mais seguras.
Os ‘Amarelinhos’ chegaram também com travas nas portas, impedindo que aquelas cenas lamentáveis de pessoas penduradas enquanto os ônibus andavam por aí se repitam. Agora, caso a porta não feche, o veículo não sai do lugar.
Mas é necessário ressaltar que o povo precisa de educação.
Não adianta de nada trocar a frota de ônibus se um bando de vândalos começar a destrui-los a troco de nada de uma hora para outra. Já passou da hora do povo parar de tentar forçar as portas, quebrar as janelas, chutar as cadeiras e até mesmo colocar chiclete nas saídas USB, disponibilizadas para carregamento da bateria dos telefones celulares.
O povo precisa entender que o maior prejudicado pela depredação dos ônibus e dos ‘Amarelinhos’ é o próprio povo.
Zelar pelo patrimônio público é um dever da prefeitura, mas não só deles. Todo cidadão precisa cuidar dos bens que utiliza diariamente. É necessário que essa seja uma relação de parceria entre as pessoas.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo