AtualidadesHome

Cirurgia robótica proporciona recuperação mais rápida, diz médico da Rede D’Or

MARCOS FIDELIS

 

 

O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano está na vanguarda da inovação médica ao introduzir, desde o fim do primeiro semestre, cirurgias robóticas, uma técnica inédita no município. Com o uso do Robô Da Vinci SI, a unidade, que integra a Rede D’Or, promete revolucionar procedimentos cirúrgicos de diversas complexidades, abrangendo especialidades como Ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral, entre outras.

O urologista Dr. Marcos Tobias Machado, do São Luiz São Caetano, compartilhou sua visão sobre como a cirurgia robótica está transformando a medicina atualmente: “A ideia inicial da utilização de robôs na medicina vem de sua utilização em campos de batalha, onde o cirurgião poderia fazer uma intervenção cirúrgica à distância. No ano 2000, o professor Claude Abbou de Paris realizou a primeira cirurgia robótica em humanos, retirando a próstata para o tratamento do câncer. Após essa data, centros dos EUA e Europa adotaram a plataforma da Vinci, que se tornou popular e hoje está presente em todos os continentes. O início da cirurgia robótica no Brasil data de 2008 com 2 sistemas robóticos em São Paulo.”

Método

“Como a cirurgia robótica é realizada através de pequenos orifícios, com pinças com melhor articulação e visão tridimensional, o paciente tem menos dor, menor sangramento, uma melhor preservação de estruturas delicadas como vasos e nervos e uma recuperação pós operatória mais rápida do que a cirurgia convencional que normalmente é realizada através de grandes incisões”, diz o Dr. Marcos Tobias ao abordar as principais diferenças entre a cirurgia robótica e os métodos tradicionais.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo