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Relatora da CPI da Enel, deputada Carla Morando participa de reunião com governador Tarcísio e prefeitos sobre falta de energia no estado

Nesta segunda-feira, dia 06/11, no Palácio dos Bandeirantes.

 

 

A relatora da CPI da Enel na Alesp- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputada estadual Carla Morando, participou de reunião com o governador Tarcísio de Freitas, nesta segunda-feira, dia 06/11, no Palácio dos Bandeirantes. Também participaram da audiência o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, diretores da Aneel- Agência Nacional de Energia Elétrica e executivos de cinco empresas de distribuição de energia que atuam no território paulista, incluindo a Enel, e mais prefeitos de cidades paulistas atingidas por causa da falta de energia no estado.

CPI da Enel, deputada Carla Morando

Durante a reunião o governador Tarcísio de Freitas reforçou a necessidade de urgência das concessionárias para religação total de energia em São Paulo e agilidade no ressarcimento a clientes residenciais e comerciais prejudicados pela falta de luz. “A nossa maior preocupação são as pessoas, é o restabelecimento da energia para as pessoas. Nós temos uma criticidade na cidade de São Paulo e a expectativa é que seja restabelecido até terça, que havia sido a previsão inicial das concessionárias. Também discutimos como a gente vai estabelecer planos de contingência para que o restabelecimento de energia em novas ocorrências possa se dar da melhor forma e o mais rápido possível”, disse.

 

Preocupada com o descaso da Enel com a população, Carla Morando falou da necessidade de investigação e ressarcimento aos usuários que foram prejudicados com a falta de energia que atingiu cerca de quatro milhões de endereços em todo o estado em decorrência de fortes chuvas e rajadas de vento na última sexta (3). Na Grande São Paulo, a estimativa é que 314 mil ligações continuavam sem luz até a tarde desta segunda.

 

“Chega de descaso. A população não aguenta mais essa concessionária Enel. Precisamos de medidas urgentes para reestabelecer a energia em todo o Estado. Ainda há 314 mil pessoas sem energia. Quem vai arcar com os prejuízos que a população teve todos nestes dias? Esta é uma preocupação de todos que estão sofrendo com o descaso e ineficiência da Enel”, disse a deputada. “Solicitamos ações imediatas para o restabelecimento de energia para os milhares de moradores dos municípios atingidos pela forte tempestade da última semana. O que aconteceu nesses últimos dias só reforça a importância da nossa CPI, na Alesp. Não buscamos apenas respostas, queremos qualidade no serviço prestado!”

 

O governador também disse que as concessionárias e a Aneel vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia. Tarcísio enfatizou a necessidade de atenção especial a consumidores de baixa renda e pequenos negócios. “A Aneel vai atuar com as concessionárias para o ressarcimento pelas interrupções de energia. O ressarcimento já é regulado, é uma coisa que já acontece, o que nós pedimos é agilidade. A gente entende a situação das pessoas, elas sofreram e a proposta é ter um plano especial, algo que saia do rito ordinário e seja tratado como uma questão extraordinária. É por isso que a gente precisa de um plano especial de atendimento, olhando o pequeno comerciante e o consumidor de baixa renda que teve prejuízo.”

Também participaram da reunião o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto, o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier Lins, os deputados estaduais André do Prado (presidente da Alesp) e Thiago Auricchio e prefeitos de cidades paulistas.

 

CPI DA ENEL

 

Realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a CPI da Enel tem a finalidade de “apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas cometidas pela Enel Distribuição São Paulo na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, investigando em especial, no período de 2018 até 2023, as quedas de energia, a cobrança de valores, a atuação operacional, o suporte aos consumidores e prefeituras, a execução da tarifa social, os contratos assinados, a execução dos investimentos e das obras previstas, e o estado de conservação da rede de infraestrutura e de distribuição energética.

 

Há um canal de participação efetiva da população na juntada de documentos da CPI. Os interessados devem preencher as informações no site www.ajudeacpidaenel.com. Por meio de formulário, os cidadãos de qualquer município podem relatar os problemas vivenciados em decorrência do serviço da Enel em sua localidade e como a empresa agiu em relação à situação.

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