Uncategorized

Rota do Café entre Minas Gerais e São Paulo vira monumento nacional

Jornalista Sérgio Moreira

 

O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos, e todo o desenvolvimento promovido por essa produção nos séculos 19 e 20, foram declarados monumento nacional. A lei 14.718/2023 publicada dia 3 de novembro, torna a Rota do Café o 14º lugar no país a receber o título.

Segundo a nova lei, o caminho percorrido por estradas federais e estaduais entre 50 municípios mineiros, passando pela capital de São Paulo, por meio da BR-381 até o Porto de Santos, pela SP-150, constitui a rota por onde, tradicionalmente, o carregamento do produto passava para ser escoado e comercializado.

De acordo com a lei aprovada, a rota inclui os municípios mineiros de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Araxá, Campos Altos, Tapiraí, Bambuí, Iguatama, Arcos, Formiga, Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Ilicínea, Boa Esperança, Cristais, Aguanil, Campo Belo, São Francisco de Paula, Oliveira, Boa Esperança, Santana da Vargem, Três Pontas, Varginha, onde fica localizado o Porto Seco Sul de Minas, Elói Mendes, Paraguaçu, Alfenas, Areado, Monte Belo, Muzambinho, Guaxupé, Guaranésia, São Sebastião do Paraíso, Cabo Verde, Botelhos, Bandeira do Sul, Campestre, Machado, Paraguaçu, Três Corações, Campanha, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, São Lourenço, Carmo de Minas, Cristina, Pedralva, São José do Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre.

 

foto divulgação

Apesar de ter chegado pelo norte do país, pela Guiana Francesa, de onde vieram as primeiras mudas plantadas no estado do Grão Pará, ainda no século 18, o café encontrou no Sudeste do país a região para prosperar e dominar o mercado como maior produtor mundial.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 quilos de café. O consumo interno também é grande e posiciona o país como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Com a medida, parte da história desse produto passa a ser um dos monumentos que preservam o patrimônio cultural brasileiro ao lado de outros 13 lugares, como Porto Seguro, na Bahia; Ouro Preto, em Minas Gerais e o Monumento Nacional ao Imigrante, no Rio Grande do Sul.

foto divulgação

Ao atravessar a divisa para São Paulo, a legislação destaca ainda o trecho até a capital paulista percorrido pela BR-381 e depois até o Porto de Santos, pela SP- 150.

Consulte sua agência de viagens para pacotes de hospedagem, traslado e muitas atrações, além do delicioso café.

 

Festuris movimenta o trade turístico

O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

foto divulgação

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região. Informações  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.O festival LGBTQIA +, que fecha a

foto divulgação

ilha de Fernando de Noronha para a sua realização, estará presente no Espaço LGBT+ do Festuris. O evento irá trazer ainda mais inclusão, diversidade e conteúdo sobre a comunidade no segmento turístico, por meio de diversas palestras.

Love Noronha é um festival dividido em circuitos formados por ecoturismo, gastronomia, festas, além da programação cultural que incentiva visitas ao patrimônio histórico de Fernando de Noronha com o objetivo de projetar a ilha como um destino LGBTQIA+ friendly para o Brasil e o mundo.  O evento é idealizado pela produtora Maria do Céu,

 

 

Há 14 anos, o Festuris foi o primeiro evento a falar sobre o turismo LGBT+, criando o espaço voltado a esse público, sendo um marco para o setor. Durante a feira, além da geração de negócios, o Espaço LGBT+ conta com área de conteúdo. A programação dos Talks está disponível aqui.

 

Gol Linhas Aéreas fará o plantio da Árvore da Integração no Festuris

 

foto divulgação

A Gol, maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, atua com uma política de sustentabilidade tendo compromisso e iniciativas em relação ao desenvolvimento do planeta. Essa é uma das razões pela qual a empresa será a homenageada nesta 35ª edição do Festuris, no projeto Árvore da Integração.

Para marcar este reconhecimento, um representante da empresa irá plantar uma muda de Araucária, árvore nativa da Serra Gaúcha, durante o evento. A ação será realizada na área externa do Serra Park, em frente ao pavilhão Araucária, no sábado, dia 11, às 14 horas.

 

Projeto Árvore da Integração- O Projeto Árvore da Integração foi lançado em 2015, sendo uma ideia trazida pelo Fórum Ibero-americano de Periodistas de Turismo. A iniciativa veio ao encontro do trabalho realizado pelo Festuris envolvendo o meio ambiente. A ação tem como vértice, lançar um olhar sobre as boas iniciativas públicas e privadas de sustentabilidade, que têm contribuído para o desenvolvimento do turismo em seus destinos.

Turismo avança e setor gera mais de 24.4 mil empregos

foto divulgação

O turismo vem batendo recordes mensais em 2023 e contribuindo, cada vez mais, com a geração de postos de trabalho no Brasil. Em setembro, foram criados 24,4 mil novos empregos com carteira assinada dentro do setor. A informação é de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A ocupação na área de “Alojamento e Alimentação” alcançou o melhor desempenho na série histórica do ano, chegando no nono mês do ano com mais de 16.6 mil novos empregos. O setor de “Transporte Rodoviário de Passageiros” manteve crescimento em relação a agosto, alavancando 2.8 mil vagas, assim como a área de “Arte e Cultura”, que garantiu 2.3 mil novos cargos.

 

foto divulgação

Incluindo todas as atividades econômicas, em setembro foram mais de 211,7 mil empregos, sendo que o setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, contribuiu com a maior parcela desse saldo, com 98.2 mil novas vagas. Os dados do setor de Serviços trazem ainda um recorte interessante e demostram que o mercado de trabalho está empregando mais pessoas do sexo feminino. Ao todo, foram 50,7 mil mulheres contratadas, contra 47,4 homens no mesmo período. No turismo, o mercado de trabalho é majoritariamente composto por mulheres.

foto divulgação

NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Inhotim inova

O maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, a Brumadinho, a penas 60 Km de Belo Horizonte está com novas programações. Em 11 de novembro, será inaugurada na Galeria Mata a exposição Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, última mostra do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra.

A curadoria é assinada conjuntamente pelo Instituto Inhotim e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro).

Na mesma data, o Inhotim apresenta a obra Giro (2023), de Luana Vitra, comissionada especialmente para a Galeria Marcenaria.

Outra atração inédita é a adaptação da peça Sortilégio – Mistério Negro (1951), escrita por Abdias Nascimento, que será encenada no Inhotim nos dias 11 e 12 de novembro, sob a direção de Adyr Assumpção.

foto divulgação
 

Quarto Ato: Documentos de uma Militância Pan-Africanista traça um panorama da vida de Abdias Nascimento (1914-2011), tendo como eixo Xangô, Orixá da justiça, presença forte no pensamento, no discurso e nas pinturas do artista. A exposição percorre as múltiplas realizações do poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político. Sob a perspectiva da resistência e criatividade quilombista, ele inaugurou novas lógicas de produção, cultura e de vida, para além de seu tempo.

 

Giro (2023), da artista plástica, dançarina e performer Luana Vitra,

foi comissionada especialmente para a Galeria Marcenaria. Natural

de Contagem, em Minas Gerais, a artista parte de um imaginário mineral

e industrial para pensar a paisagem do seu entorno. Com referências ao labor de seu pai, torneiro mecânico, e de sua mãe, poeta, elabora um ambiente imersivo no qual gesto e forma encontram materiais como cobre

e barro.

foto divulgação

 

Sortilégio – Mistério Negro (1951) é uma adaptação da peça escrita por Abdias Nascimento, e tem a direção de Adyr Assumpção. A adaptação tem uma relação estreita com Brumadinho, território onde vive parte do elenco

e o diretor. Sortilégio – Mistério Negro será encenado no Teatro Inhotim Vale, no Inhotim, 11 e 12 de novembro. Para as pessoas visitantes do Inhotim, a entrada na peça é gratuita, e os ingressos devem ser retirados no dia dos eventos, no próprio teatro.

 

Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância

Pan-Africanista Galeria Mata A partir de 11 de novembro de 2023; Giro (2023), de Luana Vitra Galeria Marcenaria A partir de 11 de novembro de 2023; Sortilégio – Mistério Negro (1951)Da obra de Abdias Nascimento; um espetáculo de Adyr Assumpção Teatro Inhotim Vale

11 e 12 de novembro de 2023

 

22ª Edição do Encontro da Hotelaria

foto divulgação

O evento é um dos principais do setor, com 21 edições realizadas em algumas das principais cidades de Minas Gerais. Já passou por cidades como Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Capitólio, Governador Valadares, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes, Brumadinho, Pouso Alegre e contou com a participação de centenas de profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo.

O Encontro tem como objetivos analisar o cenário, atualizar procedimentos operacionais e apresentar as tendências do mercado. Participam palestrantes de reconhecida experiência e conhecimento que contribuem para o desenvolvimento do setor. Também favorece a realização de novos negócios com uma mostra de produtos e serviços e com a participação de importantes empresas fornecedoras.

“Vamos mostrar a força do setor hoteleiro, em especial da região central de Minas Gerais, conectando hoteleiros, executivos e profissionais de diversas regiões do Estado e do Brasil, empresas fornecedoras, prestadores de serviços, consultores, acadêmicos, técnicos do setor, as principais agências, operadoras e OTAS, autoridades e jornalistas”, fala Marcos Valério Rocha, coordenador da FBHA, organizador e idealizador do evento.

foto divulgação

 

Essa edição será em Sete Lagoas que ocupa uma posição de relevância na região central mineira, no que diz respeito aos aspectos social, econômico e cultural, com 220 mil habitantes, sendo um dos maiores polos industrial e logístico de Minas Gerais, com mais de 2000 empresas de grande porte com destaque para o setor siderúrgico e metalúrgico, e foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, para sediar a 22ª edição do Encontro da Hotelaria.

 

foto divulgação

O Encontro da Hotelaria, um dos mais importantes eventos da hotelaria brasileira é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e nesta edição conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e tem o apoio do Sindcomércio de Sete Lagoas, da FECOMÉRCIO-MG SESC SENAC, do IGR Circuito Turístico das Grutas, do SEBRAE e da Prefeitura de Pouso Alegre.

SERVIÇO:22º Encontro da Hotelaria – Edição Sete Lagoas
Data: 23 e 24 de novembro
Horário: 9h às 19h
Local: Monumento Natural Estadual da Gruta Rei do Mato – Sete Lagoas – MG – BR 040 Km 472
Programação: www.encontrohotel.com.br

 

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para [email protected]

 

 

 

:

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo