ArtigoHome

Direito de Voto da Mulher 

Priscila Cardoso

 

O Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher se comemora anualmente em 3 de novembro. O marco celebra uma grande conquista para as mulheres, que durante tanto tempo não tiveram o direito de votar. Mesmo com a aprovação do voto, em 1930, as mulheres possuíam diversas restrições para votar.

 

Quero homenagear a memória de duas paulistanas: Berta Maria Júlia Lutz, filha do famoso cientista Adolfo Lutz, que liderou o movimento decisivo para a aprovação do Novo Código Eleitoral, em 1932; e da médica e primeira mulher eleita deputada federal por São Paulo, Carlota Pereira de Queirós, em 1934, fundadora da Academia Brasileira de Mulheres Médicas.

 

A luta por esse direito está diretamente ligado pela equiparação dos direitos entre homens e mulheres. Atualmente, o voto é um direito de todo cidadão brasileiro, incluindo os analfabetos, pela Constituição de 1988.

 

Curiosidade: O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do voto e a professora Celina Guimarães, do município de Mossoró (RN), foi a primeira eleitora brasileira registrada.

 

O ato de votar constitui um dever e não um mero direito. O seu voto é importante! Faz a diferença! Então, nunca não deixe de manifestar a sua opinião nas urnas.

 

Incentive o voto consciente.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo