Como explica a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, o selo de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’, que tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco, é concedido às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação. “Até por isso nossas chances são grandes. Todas as ações da secretaria têm como base a ideia de que o esporte e o lazer, como direitos humanos, existem também como uma ferramenta de inclusão social e como parte da cultura coletiva da comunidade”, afirma.
No dia 3 de novembro, o primeiro compromisso da comitiva da Aces será se encontrar, às 10h30, com o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, em seu gabinete. Nesse momento, o chefe do Executivo municipal terá a oportunidade de entregar um dossiê com as ações da cidade na área do esporte.
No mesmo dia, às 14h, a comitiva vai até o Ginásio João do Pulo, no bairro Canhema, onde vai acontecer o 3º Festival de Ginástica Artística, evento que reúne alunos dos cursos dessa modalidade realizados pela Prefeitura.
Até 5 de novembro, os membros da comitiva vão conhecer outros programas e ações da Prefeitura, como o Mulheres em Movimento (que promove qualidade de vida por meio do incentivo a atividades esportivas e de lazer, mas também com a realização de seminários e encontros formativos) e festivais de Futebol de Campo e de Voleibol. Por fim, a comitiva vai conhecer programas de lazer na piscina no Clube Municipal Mané Garrincha e, no Parque do Paço, acompanhar a 3 ª etapa do Projeto Skate.
No domingo (5/11), praticamente no final da visita da comitiva à Diadema, será realizada a Defesa Técnica do Dossiê do esporte e lazer para a comitiva da Aces.
O título de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’ é pleiteado pela Prefeitura para 2024.
