HomePolítica

Deputado Marangoni entrega prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação ao presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino

O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (25), no salão nobre da Câmara dos Deputados.

 

O deputado federal Marangoni (UNIÃO/SP) entregou o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação ao presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino.
O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (25), no salão nobre da Câmara dos Deputados.

Deputado Marangoni

O prêmio é uma forma de reconhecimento e incentivo a pessoas jurídicas e/ou entidades e personalidades da sociedade civil cujos trabalhadores e ações merecem especial destaque para as causas da mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

 

Iapequino é o diretor-presidente da CDHU  e venceu o prêmio na categoria personalidade. Ele desenvolve há quase duas décadas a implantação e o aperfeiçoamento de políticas públicas de habitação no estado de São Paulo.

Deputado Marangoni entrega prêmio Lucio Costa de Mobilidade,

O nome de Iapequino foi indicado pelo deputado Marangoni (UNIÃO/SP), que é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e coordenador da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Urbano Sustentável.

“Reinaldo é uma referência na área de desenvolvimento urbano e habitacional e faz a diferença no estado de São Paulo. É um especialista com rara visão política e implantou diversas parcerias público-privadas de habitação social no país. Contribui para o crescimento da oferta de moradias dignas à população, implementando o desenvolvimento habitacional sustentável com enorme expertise e eficiência”, argumentou o parlamentar paulista.

 

Iapequino agradeceu ao deputado Marangoni e reforçou a importância de continuarem trabalhando pela habitação.

“A integração das políticas de mobilidade, saneamento e habitação, talvez seja aquela que mais entrega dignidade e modifica a vida das pessoas e que mais diminui as desigualdades. Estou orgulhoso em receber esse prêmio e espero que a gente cumpra os ensinamentos no desenvolvimento dos projetos habitacionais”, disse.
Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, a premiação tem como objetivo aproximar a sociedade do Legislativo e de alavancar o desenvolvimento urbano na melhoria das cidades brasileiras e consequentemente da qualidade de vida da população.

 

As indicações dos finalistas foram feitas pelos parlamentares do colegiado.

Neste ano, os deputados agraciaram ainda com o prêmio o Ministro das Cidades, Jader Filho, pela sua atuação à frente do ministério; Gilberto Giacoia, atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público do estado do Paraná e José Aprígio da Silva, prefeito da cidade de Taboão da Serra (SP), responsável pela construção de moradias e atua diretamente na aprovação de melhorias no sistema habitacional.

Na categoria entidade, os premiados foram:

– Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos: através do Programa Moradia Digna, foi pioneiro na assistência jurídica gratuita àqueles que vivem em condições precárias de habitação;

– Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP): o Programa A Casa É Minha, coordenado pela Secretaria de Habitação do município, prioriza investimentos em projetos de urbanização integrada ao trabalho social e a regularização fundiária, desde 2017;

– Saneamento de Goiás S.A. (Saneago): está classificada entre as melhores companhias de Saneamento do País pelo empenho na universalização. Hoje, o índice de atendimento com água atinge 98% da população – são mais de 6 milhões de beneficiados. O atendimento com esgoto já chega a 72%.

Lucio Costa
O prêmio faz homenagem ao urbanista Lucio Costa, arquiteto modernista, grande idealista, autor de traços tão simples e ao mesmo tempo tão geniais e reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto da cidade de Brasília.
Por ter estudado e residido em várias partes do mundo, obteve uma formação pluralista. Faleceu em 1998 e se firmou como pioneiro da arquitetura urbana moderna no Brasil.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo