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Auricchio anuncia Tarifa Zero nos ônibus municipais de São Caetano

Expectativa é a de que a gratuidade passe a vigorar em 1º de novembro; medida é inédita no ABC

 

 

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciou nesta semana a criação do Programa Tarifa Zero, que versa sobre a gratuidade no transporte público municipal. Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade. A expectativa é a de que a iniciativa passe a vigorar já em 1º de novembro, a depender da tramitação do projeto de lei na Câmara.

A norma é inédita no ABC. Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, São Caetano é o de maior população a conceder o passe livre (possui 165.655 habitantes).

Auricchio destaca as diversas vantagens na mobilidade urbana e também nos setores econômico, social e ambiental. “Este é o momento mais importante da história da mobilidade urbana da nossa cidade. Um marco que atingimos com muitos estudos, incluindo um rigoroso planejamento fiscal e tributário”, afirma o prefeito.

Visita Garagem Onibus Vipe – Novos Onibus – 05 novembro 2019 (38)

São Caetano terá tarifa zero nos ônibus municipais a partir de novembro

 

 

Cidade é a primeira do ABC a implantar gratuidade no transporte coletivo

Municipes no Onibus – VIPE – 16 outubro 2023 (95)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciou nesta semana a criação do Programa Tarifa Zero, que versa sobre a gratuidade no transporte público municipal. Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade. A expectativa é a de que a iniciativa passe a vigorar já em 1º de novembro, a depender da tramitação do projeto de lei na Câmara.

A norma é inédita no ABC. Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, São Caetano é o de maior população a conceder o passe livre (possui 165.655 habitantes).

A Tarifa Zero traz diversas vantagens na mobilidade urbana e também nos setores econômico, social e ambiental. Estimula o uso do transporte público em detrimento do privado; gera economia de dinheiro aos passageiros e de vale-transporte às empresas; e reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.

“Este é um privilégio que São Caetano dá à população. Com o Programa Tarifa Zero, atenderemos os mais necessitados e nos adequamos a uma imposição do mundo contemporâneo, que é o estímulo ao uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual. Isso gera, obviamente, uma melhora no aspecto da mobilidade urbana e também no ambiental, com a redução do consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, de emissão de carbono na atmosfera”, ressalta Auricchio.

 

 

O chefe do Executivo projeta também o impacto do programa no desenvolvimento econômico do município. “As empresas, inclusive as pequenas, economizarão milhares de reais anualmente por não terem mais que pagar vale-transporte para o funcionário morador de São Caetano. E o colaborador deixará de ter este desconto na folha de pagamento. Portanto, a gratuidade traz um forte viés na alavancagem econômica da cidade”, destaca o prefeito.

Auricchio conclui que, em última análise, a tarifa zero aumentará a empregabilidade dos munícipes de São Caetano, já que a tendência é que empregadores priorizem a contratação de moradores da cidade para não terem de arcar com o vale-transporte.

RESPONSABILIDADE FISCAL

A Prefeitura projeta investimento de R$ 2,9 milhões por mês para garantir a tarifa zero à população. O valor exato será calculado mensalmente com base em georreferenciamento e pago diretamente à VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do sistema.

Este impacto já considera o aumento do número de passageiros em 50% – atualmente são 15 mil usuários por dia. Para suportar a nova demanda prevista com a gratuidade, serão adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos.

O subsídio já está inserido na previsão orçamentária para 2024 e está garantido também para 2025, seguindo exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Este é o momento mais importante da história da mobilidade urbana da nossa cidade. Fruto de um grande esforço que temos feito desde 2017, e que conseguimos realizar com um forte ajuste de caixa”, enfatiza Auricchio. “Um marco que atingimos com muitos estudos, incluindo um rigoroso planejamento fiscal e tributário.”

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