As melíponas compreendem um grupo de abelhas da família Apidae, tendo como principal característica a “ausência de ferrão” ou, o ferrão atrofiado. Os meliponíneos, também conhecidos como abelhas nativas brasileiras, por muitos séculos foram criados por tribos indígenas criadoras da tradição de meliponicultura.
A partir das nossas pesquisas, surge o questionamento de como utilizar meliponas para a educação ambiental, isto é, um instrumento de veiculação e aprendizado de sua importância para todo um ecossistema e para a própria vegetação nativa brasileira.
Sendo assim, iniciamos o projeto desenvolvendo métodos para atrair o interesse das crianças do Colégio Monsenhor Alexandre, entre as salas de 6°, 7° e 9° ano do fundamental II. Em seguida, ministramos um teste via formulário para avaliar o conhecimento prévio das crianças, uma palestra interativa, a apresentação de uma colmeia viva de abelhas Mirim-guaçu (Plebeia emerina) e duas caixas entomológicas, por fim, uma nova pesquisa para compreender o aprendizado dos alunos.
Com a palestra dissertamos sobre a taxonomia do animal, as diferenças entre espécies, a importância ecológica, o uso de agrotóxicos, o funcionamento da colmeia, a diferença entre meliponicultura e a apicultura, etc. Os resultados ainda estão sob análise, tendo um melhor entendimento sobre o aprendizado das crianças.
Isadora Hitto
Izzah Kanada
6 semestre Ciências Biológicas
Fundação Santo André