Um problema bem comum entre as pessoas com deficiência auditiva é a dificuldade para interagir com outros indivíduos, pois, mesmo existindo uma língua para a sua integração, poucos a conhecem. Para ajudar a amenizar essa situação, formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Ingrid Folles Bergamini Franco e Artur Burato, ambos do curso de Engenharia Elétrica, além dos alunos Pedro Henrique Rodriguez Daniel e Klaus Hilário Lambert Rezende, do curso de Engenharia Eletrônica, desenvolveram um dispositivo treinado por uma Inteligência Artificial para reconhecer e traduzir gestos de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A apresentação oficial será na 30.ª edição da Eureka, de 20 a 22 de outubro, das 14 h às 20 h 30, gratuitamente, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). O principal nicho da população a ser contemplado com esse dispositivo são crianças brasileiras de 6 a 12 anos.
“O diferencial do nosso dispositivo é o desenvolvimento de um algoritmo de treinamento de uma Rede Neural Artificial, um segmento da Inteligência Artificial. Com ele, podemos ensinar um computador a entender e avaliar os movimentos das mãos em Libras e verificar se o usuário está executando o gesto de forma correta. Vale lembrar que o nosso projeto deve chegar ao mercado como um aplicativo de celular”, explica Rodriguez Daniel.
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 9,7 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva. Essas pessoas fazem uso de Libras para se comunicar, pois é considerada uma língua natural para atender a todos os critérios linguísticos, a saber: léxico, sintaxe e capacidade de gerar infinitas sentenças.
Serviço
Evento: Eureka – 30.ª edição
Data: de 20 a 22 de outubro
Hora: das 14 h às 20 h 30
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – São Caetano do Sul
Gratuito – aberto ao público
Mais informações: eureka.maua.br
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação; recentemente, abriu três cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.