HomePolítica

Governador sanciona projeto que institui o Dia Estadual da Consciência Negra em São Paulo

Autor do projeto, Teonilio Barba - PT, celebra conquista e destaca importância do debate

 

 

MARCOS FIDELIS

O governador Tarcísio de Freitas sancionou, na terça-feira (12), o projeto de lei 370 de 2023, de autoria do Deputado Estadual Teonilio Barba – PT, que estabelece em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra, a ser celebrado em 20 de novembro. A lei foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (13) e entrará em vigor a partir de sua publicação.

A data escolhida para a celebração é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia. Zumbi é conhecido por sua resistência e luta contra a opressão da escravidão, tornando-se um símbolo da luta pela igualdade racial no Brasil.

Em entrevista exclusiva ao REPÓRTER, o Deputado Teonílio Barba, autor do projeto de lei, expressou sua satisfação com a sanção: “O objetivo é trazer ao debate o combate ao preconceito racial e também fazer uma reparação com o povo negro paulista. É um debate que eu gosto de fazer por conta da minha origem, sou neto de escravizado, eu sou um operário antes de ser deputado, metalúrgico, moveleiro, criado na periferia”.

Desigualdade

“Além do anti racismo, precisamos discutir a desigualdade salarial. Os homens negros ganham 30% menos que os homens brancos, já as mulheres negras 50% que as mulheres brancas”, destaca o 1º secretário da Alesp, deputado Barba.

O Dia Estadual da Consciência Negra tem como objetivo também promover o debate sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Essa discussão abrange diversas áreas, como música, política, religião, gastronomia e muitas outras, contribuindo para uma compreensão mais profunda da riqueza cultural afro-brasileira.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo