DiademaHome

Câmara de Diadema vai conceder título de cidadã a rainha da Nigéria

MARCOS FIDELIS

 

 

A Câmara Municipal de Diadema aprovou recentemente um projeto de concessão de título de cidadã honorária à Rainha Ronke Ademiluyi de Ilé-Ifé, da Nigéria. O projeto, proposto pelo vereador Josa Queiroz – PT), líder do governo Filippi, tem gerado controvérsias e reações negativas nas redes sociais.

Na justificativa enviada à Mesa, Josa Queiroz afirma: “​​A concessão do título honorário de cidadão de um município necessita vir acompanhada de uma análise da história e da representação do homenageado no município, pois quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no município”.

No entanto, o vereador argumenta que, neste caso, mesmo sem ligações diretas com Diadema, a Rainha Ronke Ademiluyi de Ilé-Ifé possui um papel de destaque nos cenários sócio-cultural, administrativo, religioso e internacional. Ele ressalta, dentro do projeto, que a concessão do título à rainha da Nigéria é um reconhecimento de sua relevância e contribuição para a comunidade global.

A decisão tem gerado debates acalorados nas redes sociais, com muitos questionando a pertinência da honraria e se a mesma está de acordo com os critérios tradicionais para a concessão do título de cidadania honorária. Enquanto alguns apoiam a iniciativa como um gesto de reconhecimento internacional, outros argumentam que o título deveria ser reservado a indivíduos com vínculos mais diretos com a cidade.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo