Em assembleias realizadas na quinta-feira (31), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciou o avanço nas negociações com a Volkswagen. A organização sindical informou aos trabalhadores da montadora em São Bernardo que iniciará conversas com a empresa para ampliar o prazo do acordo vigente até 2028, em substituição ao acordo atual, que era válido até 2025.
De acordo com o diretor administrativo do Sindicato e representante dos trabalhadores na Volkswagen, Wellington Messias Damasceno, a negociação visa garantir investimentos em novos produtos na fábrica nos próximos cinco anos. A estimativa é que a montadora alemã invista cerca de 1 bilhão de euros em suas quatro fábricas no Brasil como parte deste acordo.
“O Sindicato tem negociado e cobrado novos investimentos, sobretudo, na nossa região. O que garante não só a permanência da planta em São Bernardo, como também ajuda no desenvolvimento e manutenção do parque de autopeças do ABC”, ressaltou Damasceno, enfatizando a importância desses investimentos para a economia local e para a preservação dos empregos na área.
Uma das questões centrais discutidas nas negociações é a pauta da eletrificação. O dirigente sindical destacou a importância de abordar a transição para tecnologias mais sustentáveis, incluindo veículos elétricos puros e híbridos. “Vocês têm acompanhado que nós, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, temos debatido a necessidade do Brasil avançar nas tecnologias da eletrificação. Tanto elétrico puro quanto híbrido. Entendemos que nesta negociação esta discussão precisa estar contemplada”, afirmou Damasceno.