Vicentinho destaca Importância da desoneração da folha de pagamentos para o crescimento econômico
Projeto de Lei amplia benefício até dezembro de 2027 e busca impulsionar a geração de empregos e aliviar a carga tributária das empresas
MARCOS FIDELIS
Em uma votação expressiva, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (30) um projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos até dezembro de 2027. A medida visa beneficiar 17 setores estratégicos da economia que atualmente empregam cerca de 9 milhões de trabalhadores em todo o país.
O deputado federal Vicentinho (PT) destacou a ampla maioria na votação e explicou o motivo de seu voto favorável ao projeto: “Foi uma votação por ampla maioria. Eu também votei favorável, ela facilita um pouco as empresas a terem mais folga para cumprir seus compromissos. Isso ajuda as empresas a seguirem nesse contexto, diminuindo a pressão econômica. O projeto não pode ser eterno, mas precisamos oferecer todas as condições para que as empresas sobrevivam, cresçam e gerem emprego. Essa é a nossa principal vontade, gerar empregos.”
Desoneração
A desoneração da folha de pagamentos é uma política tributária que permite às empresas substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre a receita bruta, variando de 1% a 4,5%. Essa medida tem como objetivo aliviar a carga tributária das empresas e, ao mesmo tempo, incentivar a contratação e a manutenção de empregos.
Setores
Os 17 setores que poderão aderir a esse modelo de desoneração incluem indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos, proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.