AtualidadesHome

Colégio Singular concilia tradição com a inovação

Há quase seis décadas, o Colégio Singular, com unidades localizadas em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, tem se destacado como uma referência em educação, pois além de oferecer um ensino tradicional e de qualidade, se mantém comprometido com a inovação e os avanços tecnológic

os.

O Ensino Médio singulariano proporciona uma educação sólida e equilibrada, capacitando os alunos para os principais desafios acadêmicos e também para o sucesso em todas as fases da vida acadêmica, profissional e social. Por meio de um trabalho focado, a rede de ensino reconhece a importância dos projetos de vida, que desenvolvem todas as competências do conhecimento, como pensamento científico, crítico e criativo, senso estético, comunicação, argumentação, cultura digital, autogestão, autoconhecimento, empatia, cooperação e autonomia.

Entre os diferenciais estão o material pedagógico do sistema Anglo – impresso e digital, totalmente alinhado às novas exigências do Ensino Médio; os itinerários formativos, divididos em Ciências da Natureza e Ciências Humanas, onde os estudantes desenvolvem novas competências; as aulas de educação física e a disciplina socioemocional; as disciplinas eletivas não obrigatórias e um projeto de simulados desde a 1ª série, que prepara para os vestibulares e Enem, de forma completa e abrangente.

Ainda em relação ao material pedagógico, além dos cadernos anuais de aula e de estudos das disciplinas que integram a Formação Geral Básica (FGB), os estudantes das 1ª e 2ª séries recebem apostilas específicas dos itinerários, com conteúdo exclusivo das áreas escolhidas, porém, com reforço extra de Matemática e Redação.
Já os alunos da 3ª série possuem um material revisional, envolvendo as disciplinas de Sociologia e Filosofia e cadernos com questões específicas para as primeiras fases dos principais vestibulares, do Enem e também discursivas para as segundas fases.

O High School é outro programa oferecido há quase uma década, no contraturno das aulas normais e é voltado para os alunos que ingressam no 9º ano do Ensino Fundamental II ou na 1ª série do Ensino Médio. Com foco na obtenção do duplo diploma do Ensino Médio, um brasileiro e outro americano, as aulas do currículo americano contam com vivência real do idioma e entre as disciplinas estão Oratória, Debate, Literatura, Economia, Marketing, História, Governo, Redação para o pensamento crítico, Saúde e Planejamento de carreira.

Entre outros diferenciais estão os plantões de dúvidas, plano de estudos individual, meritocracia avaliativa, orientação educacional, os treinamentos para as principais olimpíadas acadêmicas nacionais, além do Singular English Center para o Ensino Fundamental.

Em parceria com o Sistema Anglo de Ensino, o Colégio Singular destaca-se como a melhor opção de ensino na região do ABC e já está com matrículas abertas e inscrições para os tradicionais concursos de bolsas. Mais informações sobre as datas estão disponíveis no portal www.singular.com.br.

Perfil: Nasceu em 1966 como Curso Pré-Engenharia Singular, em uma sala alugada do Liceu Monteiro Lobato. Em 1970, veio a primeira expansão do Singular com a criação do Curso de Madureza Ativo utilizando um prédio adaptado na rua Coronel Abílio Soares. No ano seguinte, o Singular deixou de ser um cursinho apenas voltado para engenharia e passou a ser um cursinho preparatório para a área de humanas e, posteriormente, também biomédicas.

Em 1972, foi fundado o Colégio Singular de Santo André e, seis anos depois, aconteceu a primeira parceria com o Sistema Anglo de Ensino. A partir desse momento deixou de existir o Cursinho Singular e nasceu o Singular Anglo Vestibulares. No ano de 1990, foi inaugurado o Colégio Singular São Bernardo, com Ensino Fundamental.

Em 1993,  nasceu o Singular Júnior de Santo André com a incorporação do Colégio Quarup Antares e, assim, passou também a ofertar Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 2000, foi incorporado o Liceu Monteiro Lobato e, sete anos depois, o Singular chega a São Caetano, com a incorporação do tradicional Instituto de Ensino de São Caetano do Sul.

Em 2008, foi criado o Singular Idiomas com cursos livres de inglês para os alunos do colégio em todas as unidades; em 2013 lançou o High School e, cinco anos depois, trouxe com exclusividade para a região do Grande ABC, a Mind Makers, que desenvolve o pensamento computacional. Esse projeto é multidisciplinar e aborda conhecimentos de lógica, trabalho em equipe, solução de problemas, construção de robôs e outros dispositivos.

A partir de 2019, implantou o programa bilíngue em todas as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com até cinco aulas semanais de inglês na grade, em parceria com a Cambridge University Press.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo