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Evento de trade marketing reúne 1,5 mil profissionais varejistas em São Paulo

Trade Connection reuniu na terça-feira (29 de agosto

Criado com a finalidade de apresentar as estratégias de trade marketing elaboradas pela  indústria e pelo varejo, sob a ótica dos grandes líderes do segmento, o), mais de 1.500 profissionais do varejo alimentar no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Com mediação de Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo, e Eduardo Jaime, sócio-fundador da SA+ Trade, o evento proporcionou aos participantes a possibilidade de reciclar seus conhecimentos e obter por meio de painéis e debates os segredos para um trade marketing de sucesso.

“Tratou-se de um evento fundamental para o desenvolvimento de boas práticas com o mercado e, principalmente, sobre a importância de se conhecer o consumidor e poder oferecer a ele uma proposta de valor agregado cada vez maior”, destacou  Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós (OXXO e Shell Select).

No Trade Connection, a maioria dos convidados foi unânime em afirmar que é preciso sinergia constante entre o varejo e a indústria e a proximidade entre essas duas pontas é uma jornada que se constrói com base na confiança e em dados. Afinal, hoje vivemos na era da informação e qualquer ação deve gerar retorno para o fornecedor, para o supermercado e ao shopper, através da satisfação de suas necessidades.

“É preciso ter clareza na proposta de valor do cliente e, principalmente, ter um time dedicado e que saiba fazer o uso da inteligência de dados para executar com assertividade qualquer estratégia de trade marketing”, destacou Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, que fatura por ano R$ 6,5 bilhões, com atuação apenas no modelo de lojas cash & carry.

Outro ponto importante levantado durante o evento por Tirso Mello, Brazil Sales VP da Procter & Gamble, é a importância de se fazer investimento em ações que desenvolvam categorias a fim de colaborarem com o aumento da penetração, do uso e do valor agregado de alguns produtos.

Como o trade marketing é uma estratégia que colabora na construção do valor de uma marca, o varejo precisa conhecer quem são seus shoppers e quais as ações que devem ser tomadas para atender às suas necessidades, além de contribuir para a melhoria da sua jornada de compra. “Cada shopper é único e o CRM precisa não saber apenas quantos são, mas sim, quem são os seus clientes”, destacou Antonio Marcos dos Santos, diretor de Trade Marketing do Grupo Pereira, que fatura R$ 11,2 bilhões por ano.

Para Ricardo Piccoli, Sr. Director – Special Channels & Trade da Heineken, hoje o trade marketing precisa planejar e medir o incremento de vendas a curto e longo prazo e o impacto da percepção de marca; elaborar estratégias para a formação de marcas no PDV e não criar apenas canais de venda digital, mas saber como o digital afeta a jornada de compra do shopper. “A sustentabilidade é outro ponto que precisa ser levado em consideração, haja vista que já é uma tendência do consumidor analisar antes da compra o impacto que um determinado produto ou marca exerce sobre o meio ambiente”, ressaltou Piccoli.

“A primeira edição do Trade Connection foi um sucesso e podemos afirmar que este evento foi criado especialmente para transformar, criar conexões e impulsionar excelentes resultados para todas as partes envolvidas: a indústria, o varejo e o consumidor”, finalizam os idealizadores, Sergio Alvim e Eduardo Jaime.

Perfil do mercado varejista

O setor supermercadista chega a faturar por ano cerca de R$ 695 bilhões  e 85% do segmento (atacarejos, hipermercados e todos os modelos de supermercados existentes), não têm uma área estruturada de trade marketing, uma situação bastante diferente da indústria que movimenta por meio dessa estratégia cerca de R$ 28 bilhões anualmente em iniciativas trade dentro do varejo alimentar.

Tais ações passam por degustações, comunicação no PDV, estratégias para melhor exposição de produtos nas gôndolas, CRM, comunicação digital e e-commerce, que além de otimizar a visibilidade da marca, melhora a jornada de compras do cliente e impulsiona suas vendas.  O gestor que não possui uma visão ampla voltada para a importância dessa área perde oportunidades de potencializar ainda mais seus negócios.

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