HomePolíticaSão Caetano do Sul

Fábio Soares propõe criação de pré-natal psicológico na rede municipal de saúde

vereador Fábio Soares (PSDB) protocolou projeto de lei para que as gestantes tenham direito a sessões na rede municipal de Saúde de São Caetano do Sul.

 

Pouco conhecido e disseminado, o pré-natal psicológico auxilia na prevenção de transtornos emocionais ao longo da gestação e no pós-parto. Por meio desse serviço, o profissional oferece acolhimento e orientação psicológica para a gestante e sua família, com o objetivo de abrir um espaço de conversa sobre questões que permeiam a gestação e a parentalidade.  O vereador Fábio Soares (PSDB) protocolou projeto de lei para que as gestantes tenham direito a sessões na rede municipal de Saúde de São Caetano do Sul. O tratamento poderá ocorrer de forma individual ou em grupos, de acordo com as necessidades e preferências de cada gestante.

Segundo a justificativa do parlamentar, essa ação é fundamental para uma gravidez segura e também para prepará-la para o período após o nascimento da criança.

“O pré-natal psicológico proporciona um espaço acolhedor e de escuta qualificada, permitindo que as gestantes expressem suas emoções, ansiedades e dúvidas relacionadas à gravidez, ao parto e à maternidade. Dessa forma, é possível reduzir o estresse e a ansiedade, prevenir ou tratar possíveis quadros de depressão pós-parto e contribuir para o bem-estar da mãe e do bebê”, ressalta Fábio Soares, cujo projeto passará por comissões da Casa para posteriormente ser apreciado em plenário.

De acordo com a proposta, esse acolhimento será desenvolvido por profissionais de psicologia devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia. Esse trabalho consiste auxiliar a mulher em diversas questões emocionais, reconhecendo situações e sentimentos, por exemplo, auxiliando-as no processo de reconhecimento de sua nova identidade e, especialmente, de adaptação a esse processo de sua imagem física e psicológica.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo