A medida adequada da PA é fundamental para a classificação do paciente como sendo hipertenso ou não. Por muitas décadas, guidelines e diretrizes especificaram e detalharam os passos para a correta aferição da PA.
Apesar desses esforços, essa padronização, não é observada na prática. A falta de uma adequada medida da pressão arterial constitui um problema frequente, e impacta na segurança e saúde do paciente.
Recentemente foi publicado o Consenso Internacional para padronização das medidas da Pressão Arterial.
O aparelho de braço, automático, validado, é fortemente recomendado pelo Consenso, porque requer menos treinamento e elimina o erro humano, se comparado com os aparelhos manuais.
· Medir em ambiente calmo e com temperatura confortável. O aparelho deve ser validado. Recomendado o uso de aparelhos automáticos, em braço, com circunferência adequada.
· A medida deve ser realizada por um profissional de saúde devidamente treinado.
· O paciente deve ser orientado a não tomar café, álcool, fumar ou realizar exercício 30 minutos antes das medidas. Deve evitar também estar com bexiga cheia. O paciente deve estar sentado com as costas e os pés devidamente apoiadas. O braço deve estar apoiado sobre uma superfície, e na altura do coração. Antes da medida, deve estar em repouso por 3 a 5 minutos e isso inclui não conversar ou falar ao celular, por exemplo.
· O profissional de saúde deve explicar o procedimento, incluindo o número de medidas a ser obtida. Usar o braço com a maior medida da PA sistólica durante a visita inicial, preferencialmente. Mais de duas medidas devem ser obtidas com 30 segundos e diferença entre elas. O valor anotado deve ser uma média dessas duas.
Na sua próxima verificação da pressão arterial, observe se os cuidados acima estão sendo seguidos, informe-se se os aparelhos utilizados estão calibrados, assim você poderá confiar nos resultados.