O grupo ocupa o Teatro Elis Regina no dia 29 de julho de 2023 às 19h30 e realiza o espetáculo com ingressos gratuitos. A peça-festa, como intitulam os artistas, que também assinam a criação da obra, é um rito de passagem que celebra os 10 anos do coletivo.
Para celebrar a sua trajetória de 10 anos de insistência e resistência, o grupo insere público dentro da cena, para compartilhar as suas histórias, ao mesmo tempo que contam sobre as andanças dos integrantes e revisitam as suas obras em meio a uma festa.
Em atividade desde 2012, o grupo estreou a sua quarta obra no ano de 2023. Em criação desde 2019, “A cigana, o palhaço e o astronauta” realizou a primeira temporada do espetáculo na Casa Cultural Alcântara Sampaio (São Paulo) no mês de abril.
Durante a pandemia o grupo fez estudos online a partir do tema da obra, as despedidas, que renderam as obras “A cigana, o palhaço e o astronauta – uma experiência cênico itinerante digital”, que estreou no Cenas Centrífugas, evento promovido pelo Sesc Santo André e “A cigana, o palhaço e o astronauta – A FESTA”, que fez curta temporada online a partir do Programa de Ações Culturais do Governo do Estado de São Paulo.
A encenação acontece em itinerância nos lugares onde as apresentações são realizadas, portanto, o grupo sempre passa por um processo de criação diferente nestes espaços específicos. Esta é a investigação do Coletivo MENELÃO de teatro desde o seu primeiro espetáculo “Tá rindo do quê?” (2012) que estreou em um prédio de quatro andares, ocupando ruas e arredores do Bairro dos Casas, em São Bernardo do Campo. Desde então o grupo investiga a criação de um teatro que possibilite o encontro com o público e que dialogue com o espaço de apresentação.
Em “A cigana, o palhaço e o astronauta” a narrativa não-linear permite o público a acompanhar, sob a ótica de apenas uma das personagens, uma despedida. A encenação mescla recursos tecnológicos e analógicos para construir a trajetória das três personagens. Ao chegar, o público é recepcionado com fones de ouvido que possibilitam uma experiência sonora sensorial pelo espaço. A peça também propõe uma divisão do público, que em um momento determinado assiste a cena de apenas uma das personagens, como se três peças acontecessem ao mesmo tempo.
Além de uma peça ou um espetáculo, o Coletivo MENELÃO propõe que o público conviva com a experiência e com o espaço, abrindo espaços para discutirmos sobre as nossas experiências de despedidas, ou daquilo que queremos nos despedir.
FICHA TÉCNICA:
Concepção e produção: Coletivo MENELÃO de Teatro | Elenco: Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos | Sonoplastia e discotecagem: Mica Matos | Textos: Denise Hygino | Fotografia: Rai do Sol | Estúdio: Cafofinho| Redes Sociais: Raffael Santos | Costureira: Sônia Aparecida Conceição | Áudios: Caroline Varani e Mica Matos | Vídeos: Berenice Filmes | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Técnica/Recepção: Pâmela Santos | Provocação Cênica: Melissa Aguiar
SERVIÇO:
“A cigana, o palhaço e o astronauta”
Com Coletivo MENELÃO de Teatro
Sinopse: Partida: Jogo, início, saída, romper, fugir, desvincular-se de algo ou alguém, mesmo que doa e você não queira. Nos entremeios do adeus, três figuras transitórias nos acompanham: Uma cigana, um palhaço e um astronauta. Partir é ato sem volta que requer coragem. Nesta experiência o público é conduzido por uma despedida, que pode ser a de qualquer pessoa presente neste encontro-espetáculo. Adeus!
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Teatro Adulto
Quando: 29 de julho de 2023 – Horário: Sábado às 19h30
Onde: Teatro Elis Regina – Endereço: Av. João Firmino, 900, Assunção – SBC
Capacidade: 50 lugares, sujeito à lotação.
Valores: Gratuito
Bilheteria: Distribuição de ingressos 1h antes de cada apresentação
Contato: 11. 952923629 | coletivomenelao@gmail.com