A deputada estadual Carla Morando participou, na noite do dia 26/06, de sessão solene em homenagem aos imigrantes italianos e seus descendentes, iniciativa do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. A parlamentar acompanhou seu pai, o italiano Beniamino Sardano, um dos homenageados do evento.
“Amo o meu país, o Brasil, e tenho um grande carinho pela Itália. Sou descendente de italiano, meu pai Beniamino Sardano veio de Milão, na Itália, ainda jovem, com 14 anos, fugindo da guerra em busca de uma vida melhor. Tenho profunda admiração pelo meu pai e por todos os integrantes da imigração italiana. Vocês tiveram um papel importante contribuindo para a nossa cultura e para o desenvolvimento do país”, disse a deputada. “Viva o povo italiano. Viva o povo brasileiro. Viva a união dos povos!”
Homenageado da noite, Beniamino Sardano nasceu em Milão, na Itália, em 18 de agosto de 1938. Ainda jovem, com 14 anos, em 1952, veio para o Brasil com a mãe e irmãos. Morou durante décadas em São Caetano do Sul e mudou-se para São Bernardo do Campo há quatro anos. Tem grande carinho pelo Grande ABC que o recebeu desde a juventude. Foi nessa região que constituiu família com Marta Sardano e teve os filhos Marcos e Carla.
Também foram homenageados na solene: Carlos Roberto Contim, Cláudio Barberini Júnior, Dolores Zacarias Valério, Domingos Centini Júnior, Fernando Antônio Vanzelia, João Tadeu Buccieri, Luiz Gabatini, Nerino Cuzziol, Olga Maria Canal Chuffe, Silvério Macchia, Tereza Valéria Paterna e Valdinéia Tereza Bastos Cavalaro.
O Estado de São Paulo, em especial, a cidade de São Bernardo do Campo teve contribuição da imigração italiana no desenvolvimento do município em áreas como, a exemplo, na indústria, comércio e artes. “Parabenizo os homenageados. Guardem na memória esta honraria que recebem da Câmara Municipal de São Bernardo”, citou o vereador Eduardo Tudo Azul.
Participaram do evento o deputado federal Marcelo Lima, o presidente da Sociedade Cultural Brasilitália, Luiz José Moreira Salata, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, a vice-presidente da OAB de São Bernardo do Campo, Andrea de Castro Alves, entre outras autoridades e familiares dos homenageados.