ArtigoHome

“JAGUAR X-TYPE O PREFERIDO DA RAINHA DA INGLATERRA”

Atilio Santarelli

 

Jaguar X-Type é um carro do segmento D, produzido pela Jaguar de 2002 a 2009. Ele foi oferecido em versões sedã de quatro portas e perua de cinco portas, tanto com tração dianteira quanto tração nas quatro rodas. Além de ser o primeiro sedã da Jaguar a ser posto em produção seriada, também seria o primeiro Jaguar com opção de motor a dieselmotor de quatro cilindros e tração dianteira.

JAGUAR X-TYPE

 

O X-Type foi desenvolvido durante a época em que a Jaguar era subsidiária da Ford, pelo divisão Premier Automotive Group (PAG), de 1999 a 2002 – e marcou também a entrada da Jaguar no segmento de carros executivos de entrada. O programa visava dobrar as vendas da marca no mundo, expandindo os recursos da engenharia, capacidade industrial, capacidade de marketing, vendas e suporte pós-venda. Em seu lançamento, a revista Autocar considerou o X-Type como “o Jaguar mais importante da história”.

 

JAGUAR X-TYPE
JAGUAR X-TYPE

 

Com projeções de vendas de 100.000 veículos por ano, 350.000 X-Types foram produzidos em oito anos.

O X-Type (codinome X400), foi lançado em 2001 para competir no segmento de compactos executivos, dominado pelo Mercedes-Benz Classe C e o BMW Série 3, apesar da Jaguar/Ford não contar com uma plataforma competitiva para o modelo. O X-type teve que utilizar uma versão modificada da plataforma Ford CD132, dividida com o Ford Mondeo – além da adição da tração nas quatro rodas (comercializada como Jaguar Traction ou Jaguar Traction 4) e dirigibilidade projetada para compensar os problemas nativos da tração dianteira.

O X-Type era baseado numa versão modificada da plataforma Ford CD132, dividida com o Ford Mondeo. O X-Type era inicialmente oferecido somente com tração nas quatro rodas e os motores a gasolina AJ-V6, de 2.5 e 3.0 litros, 24 válvulas (4 por cilindro) com comando variável e injeção de combustível SFI.

Em 2003, o X-Type começou a ser disponibilizado com tração dianteira e com motores a diesel Duratorq ZSD, 4 cilindros, turboalimentado e de 2.0 litros. Também era disponibilizado em 2003 o motor a gasolina 2.1 litros AJ-V6. A transmissão automática de seis velocidades com Jaguar Sequential Shift chegou com o motor a diesel 2.2 litros Duratorq ZSD.

No lançamento, o X-Type vinha de série com ar-condicionado automático, interior em couro e madeira, assentos de ajuste elétrico para o motorista, volante com ajustes de altura e profundidade, rádio AM/FM com leitor de CD e seis alto-falantes de 120W, trava elétrica, vidros elétricos com função one-touch (o vidro é acionado em sua totalidade com somente um toque no seletor), teto solar elétrico, faróis automáticos e rodas de liga leve 16″. Opcionais que viriam mais tarde na vida do modelo seriam o painel em fibra de carbono e os bancos em alcântara. A perua vinha com um sistema de som Alpine, de 320 watts. volante em couro e madeira, assentos de ajuste elétrico para motorista e passageiro, espelhos eletrocrômico interno e externo, limpadores de pára-brisas com sensores de chuva, sistema de abertura de garagem programável, computador de bordo, Reverse Park Control (controle de ré para estacionamento) e rodas de liga leve 17″.ré para estacionamento) e rodas de liga leve 17″.

A perua foi o primeiro modelo da Jaguar projetado por Ian Callum. Baseado em sua contraparte sedã, o design revisou todos os componentes atrás do para-brisas, adicionando 68 kg na estrutura.

O design usa uma porta traseira com um vidro de abertura independente com braço pantográfico, operável por chave ou por um botão no painel. A perua era equipada com um rack para bagagens no teto, correias de bagagens internas, tampa interna de porta malas removível, rede de carga, compartimento de carga sob o piso do porta malas com tomada 12 volts e, abaixo do compartimento, espaço para um estepe. Os assentos traseiros podem ser rebatidos sem remoção dos apoios para a cabeça.

O modelo clicado pela coluna é uma station wagon ano 2006 motor V6 duratec 3.0 com 230 hp e faz impressionantes 7. segundos de zero a 100 quilômetros por hora com tração nas quatro rodas e ela pertence ao amigo Claudio um grande admirador e colecionador de veículos de antigos e de alta performance.

IMPERDÍVEL !

Domingo dia 25 tem a estréia da primeira edição do encontro mensal de autos, caminhões e ônibus na Garagem 55 que é organizado pelo Automóvel Clube do Grande Abc e Automóvel Clube de São Caetano do Sul.

Atilio Santarelli

Presidente do Automóvel Clube do Grande Abc

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo