Marcelo Oliveira muda de opinião e segue cobrando Taxa do Lixo em Mauá
O vereador Sargento Simões - Avante, utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mauá, na terça-feira (6), para expressar sua preocupação em relação à cobrança da Taxa do Lixo na cidade. "O mais incrível é que o atual prefeito, por algum motivo, mudou de opinião. Quando estava sentado na cadeira de vereador gritava contra a taxa. Hoje, simplesmente cobra e ainda senta no colo no empresário", destacou o vereador Simões.
Sargento Simões questiona cobrança da Taxa do Lixo em Mauá
Medida já foi criticada por Marcelo Oliveira – PT quando vereador, mas segue sendo cobrada
O vereador Sargento Simões – Avante, utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mauá durante a última sessão ordinária, realizada na terça-feira (6), para expressar sua preocupação em relação à cobrança da Taxa do Lixo na cidade. Simões aponta que o prefeito Marcelo Oliveira – PT já foi contra, mas agora “esquece do povo”.
“A taxa do lixo é uma medida injusta que afeta especialmente as famílias mais vulneráveis. Muitas vezes, essas famílias têm dificuldade para pagar a conta e acabam sendo penalizadas com juros e multas. O mais incrível é que o atual prefeito, por algum motivo, mudou de opinião. Quando estava sentado na cadeira de vereador gritava contra a taxa. Hoje, simplesmente cobra e ainda senta no colo no empresário”, destacou o vereador Simões.
Marcelo Oliveira, que também já foi vereador, levantou essa questão em requerimentos apresentados na Câmara nos anos de 2018, 2019 e 2020. Em seus pedidos, Oliveira solicitou informações sobre a destinação dos valores arrecadados com a taxa e defendeu a desvinculação da cobrança das contas de consumo de água, o que não mudou desde que assumiu o mandato de prefeito.
Isenção de Impostos
Recentemente, a gestão petista concedeu 50% de desconto no ISS (Imposto Sobre Serviço) da empresa de ônibus Suzantur, concessionária do transporte público municipal, reduzindo a alíquota de 4% para 2%. A medida, encaminhada em regime de urgência à Câmara, gerou críticas por parte da população.
Diante dessa situação, o vereador Simões questionou: “Se a prefeitura pode isentar uma empresa do pagamento de impostos, por que não pode revogar a taxa do lixo para beneficiar a população?”.
O REPÓRTER entrou em contato com a prefeitura de Mauá, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.