Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
Home

NA CHEGADA

Akira Enomoto

Setenta anos depois de Roterdã ter oferecido ‘Alegria de viver na ginástica’, agora Amsterdã quer que você ‘Se surpreenda’ e essa mensagem é reiterada pelos três embaixadores do evento – Epke Zonderland, campeão olímpico em 2012 na Barra Horizontal, e as irmãs Lieke e Sanne Wevers , campeão olímpico da Trave de Equilíbrio Rio 2016 – e também de Gymba, mascote oficial desta Gymnaestrada Mundial. A opinião vai ao encontro do compatriota Marco Antonio Bortoleto ,da Comissão de Ginástica para Todos da FIG. Ele descreve a World Gymnaestrada como “um rico encontro cultural que ajuda a educar a sociedade sobre a diversidade”.

 

 

Contrapondo-o às competições desportivas, que necessariamente dividem as pessoas em categorias, acrescenta: NA CHEGADA da Gymnaestrada Mundial fazem o contrário. Os participantes passam uma semana juntos e se apresentam juntos. Outro exemplo de diversidade entre os grupos que se apresentarão em Amsterdã vem do Brasil – especificamente o Grupo Abare, da cidade de Santo André . Abare significa amizade em tupi-guarani, uma das línguas nativas do Brasil, e esse grupo reúne pessoas de 10 a 73 anos. O grupo iniciou em 1994,  sob a coordenação da  prof. Maria Teresa Bragagnolo Martins  até 2013, quando a Fefisa encerrou as atividades extracurriculares e em  2015 fechou as portas  .

 

Em 2014 conseguimos um contato na prefeitura que cedeu o cesa Vila Floresta para os ensaios. Eles continuam  acontecendo   aos domingos de manhã com a  coordenação da  prof. Franceli de Souza Rose e a prof.

Teresa  como supervisora .

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo