LUIZ FERNANDO VAI A BRASÍLIA LUTAR PELA INDÚSTRIA QUÍMICA
deputado estadual Luiz Fernando organizou, nesta terça-feira em Brasília, uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin,
O deputado estadual Luiz Fernando organizou, nesta terça-feira em Brasília, uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Levou uma série de demandas envolvendo a indústria química e a geração de empregos ao lado de uma grande comitiva convidada pelo próprio parlamentar.
“Discutimos a situação desse ramo no Brasil, que é considerada a “mãe das indústrias” por produzir insumos fundamentais como tinta, plástico, solvente, vidros e muitos outros. Desde o ano passado, essas empresas têm sofrido com o fim do Regime Especial da Indústria Química (Reiq). A medida errática do governo anterior reduziu em 10% a produção, gerou desemprego e tem causado até mesmo falta desses insumos”, disse Luiz Fernando, que ressaltou o poder da região do Grande ABC no setor químico, especialmente em Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema.
Luiz Fernando, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Química na Assembleia Legislativa, destacou ao vice-presidente a necessidade de disponibilizar maior quantidade de gás natural, já que o atual fornecimento ainda é insuficiente. Também solicitou a Geraldo Alckmin que apadrinhe a indústria química, já que o atual governo tem trabalhado para reindustrializar o país, modernizar e, acima de tudo, gerar emprego.
Outro pleito levado pela Frente Parlamentar é a proteção das Indústrias nacionais e dos empregos, através da revisão tributária dos produtos importados, frente a tributação de nossas indústrias. O vice-presidente e ministro do MIDIC agradeceu a visita da Frente Parlamentar, recepcionou os pleitos e imediatamente acionou as áreas responsáveis para estudar a viabilidade, prontificando-se a trabalhar a solução das demandas apresentadas.
Estiveram no encontro, a convite de Luiz Fernando, os deputados federais Afonso Mota (RS) e Kiko Celeguim, presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Química da Câmara Federal, os deputados estaduais Rômulo Fernandes e Ana Carolina Serra (membros da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa), os prefeitos Marcelo Oliveira (Mauá) e Paulo Serra (Santo André), vereador Hélio Rodrigues (Capital), Raimundo Suzart (futuro presidente da CUT de São Paulo), Geralcino Teixeira (Confederação Nacional do Ramo Químico CNQ-CUT), Airton Cano (coordenador da Fetquim) e André Passos (presidente da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química).