ArtigoHome

A impermanência, o aprendizado.

Erika Martinez

Começo esse artigo com uma proposta de reflexão de como tudo no Universo é movimentação. O ontem não será como hoje e não como amanhã. Não importa sua classe social, econômica, beleza, inteligência.
Vivemos a mercê da impermanência.
Nós seres humanos podemos lutar, buscarmos a evolução e ser possuidor de boa e equilibrada consciência, mas o aperfeiçoamento se dá pelo entendimento desta palavra, significado, um dos mais difíceis perante as provas da vida, o ser impermanente.
Em vida temos a ilusão que duraremos para sempre, que não envelheceremos, que seremos eternos, que nossa profissão é eterna, nossa classe econômica, família será eterna, amigos e a vida, dia após dia, nos demonstra que não.
Nós, meros terráqueos, tentamos lutar contra a impermanência, mas já dizia aquela famosa canção: “nada do que foi será” – tão profunda e sábia composição em minha opinião.
No tempo que temos neste planeta, obviamente a estabilidade é algo muito almejado, causa segurança, uma maré calma, mas a verdade é que nada é eterno ou será e você mesmo mudará internamente muitas e muitas vezes e verá isso ao seu entorno no decorrer da vida.
A vida pode ser mais leve quando entendermos realmente essa lei. Quanto mais nossa personalidade for controladora, mais teremos a dificuldade de entender emocional e intelectualmente a sabedoria da impermanência.
Que tenhamos força e trabalhemos com a aceitação da movimentação. Nada é constante, até um museu entra em reforma. Quando acreditamos que tudo é eterno sofremos irracionalmente com as mudanças, da vida, nos sentimos injustiçados ou amargurados, achando que Deus não olha por ti e chegamos até sentir uma autocobrança.
Ao sentir angústia em seu peito, ansiedade, revolta com algo que aconteceu contigo a partir de hoje grave sobre a impermanência.
A vida é como tem que ser e nada se estagna, a energia de todos os elementos do universo são constantes. Segundo por segundo, minutos por minutos, tudo muda. A água corre, o mar tem fases. Sabedoria.
Quando sofreres, leia esse texto. Acredito que se sentirá mais leve. A impermanência dói, mas ha um crescimento que desabrocha o espírito com o entendimento dela. Nada é fixo. Se o planeta gira, nossa vida também girará.
Que estas linhas sobre a impermanência contribua para o seu aprimoramento como ser.
Erika Martinez
Psicanalista, Comunicologa Dermopigmentadora Estética e Paramédica.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo