Startup promove doação de mais de 540 toneladas de alimentos e beneficia comunidades do ABC
Por meio da tecnologia e da gestão eficiente de desperdícios, filantech Infineat, que une filantropia com tecnologia, redireciona alimentos a famílias de menor nível socioeconômico na região, complementando mais de 933 mil refeições
Comunidades do ABC Paulista, especialmente dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá, foram beneficiadas com doações de aproximadamente 548 toneladas de alimentos redirecionados para cerca de seis instituições na região. A iniciativa garantiu mais de 933 mil refeições complementadas a famílias em vulnerabilidade social por meio do redirecionamento de frutas, verduras e legumes, em especial.
O trabalho filantrópico é realizado pela filantech Infineat – empresa que conecta a indústria de alimentos e supermercados a ONGs e instituições sociais para distribuição de produtos aptos para consumo. Nessa ação, a startup contou com a doação promovida por mais de 04 empresas do ramo alimentício, entre cooperativas, indústria e redes de supermercados da região.
Como o projeto funciona e quais são os benefícios
Em parceria com a indústria e varejo de alimentos, a Infineat faz a gestão completa do que seria desperdiçado: desde a promoção de treinamentos e consultorias em processos internos, até conexão logística para instituições, com análise minuciosa de dados e dos produtos a serem destinados. Essa ajuda atua de forma expressiva no combate à fome e garante que o alimento seja utilizado em sua totalidade, além de, simultaneamente, gerar economia de milhões de reais em alimentos redirecionados.
“Além de evitar o desperdício de alimentos, nosso modelo busca conscientizar a sociedade da necessidade de transformar o ciclo de vida do alimento, fazendo com que ele cumpra seu papel: alimentar vidas. Essa iniciativa tem efeito direto na segurança alimentar, pois promove uma alimentação mais adequada e rotineira a quem mais precisa, além do enorme impacto positivo no meio ambiente e melhora do desempenho econômico das empresas parceiras”, explica Alexandre Vasserman, CEO da Infineat.
Assistir e capacitar
Uma das principais entidades beneficiadas pelas doações é a Associação Asriel, que atende cerca de 250 pessoas, entre elas crianças de 6 meses a 6 anos e idosos com 60 anos ou mais. A associação já recebeu mais de 226 toneladas de alimentos, complementando mais de 331 mil refeições, o que seria equivalente a R$1,7 milhão em valor de produtos recebidos.
“O impacto do projeto dentro da nossa comunidade é muito alto. Temos famílias que contam com essas doações para o seu sustento. Para isso, nós selecionamos, organizamos, registramos e destinamos os alimentos àqueles que são cadastrados no nosso banco de dados. Além disso, a nossa missão é não somente oferecer o alimento, mas tentar criar uma via de mão dupla, trabalhando com outros projetos sociais que capacitem os assistidos”, reforça Gilberto Victor, representante da Associação Asriel.
Uma das principais doadoras, a Coop, maior cooperativa de consumo da América Latina, já realizou a doação de mais de 630 toneladas de alimentos em sua parceria com a Infineat — 518 toneladas só no ABC paulista. Os alimentos são coletados em mais de 20 lojas da rede.
“Ao firmar parcerias de impacto, como essa junto à Infineat, a Coop potencializa sua estratégia ESG e garante que a transformação social chegue na ponta. Além de evitar o desperdício de alimentos, apoiamos no combate à fome. Essa é a essência do cooperativismo e da nossa plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem.”, João Miron, analista sênior de Responsabilidade Social na Coop.
Sobre a Infineat
A Infineat é a primeira filantech que nasceu com a missão de erradicar a fome e o desperdício de alimentos. Aliada à tecnologia e inovação, tem realizado trabalhos brilhantes no segmento filantrópico no Brasil, firmando parcerias com grandes clientes nacionais, por meio da implementação de soluções que garantem uma gestão eficiente de desperdícios. Até o momento, mais de 1200 toneladas de alimentos já foram redirecionadas, gerando uma economia de milhões de reais em serviços e produtos.