Auricchio lança programa que capacita profissionais da Educação para salvar vidas
Iniciativa, pioneira entre os municípios brasileiros, amplia os cuidados com a comunidade escolar da cidade
Os pais de São Caetano do Sul têm mais um motivo para ficarem tranquilos ao deixarem os seus filhos nas escolas da rede municipal de ensino. Com o programa Educa + Vidas, profissionais da Educação estão sendo treinados por socorristas do SAMU para agirem em situações de emergência no ambiente escolar, como acidentes, engasgos e desmaios.
A iniciativa é pioneira no Brasil. “Assim prevenimos acidentes e doenças que podem acometer as crianças e jovens em idade escolar. Criamos um ambiente seguro para os alunos, capacitando todos os profissionais da Educação e, consequentemente, os próprios estudantes, que, por extensão, levarão essa cultura para suas casas e para a comunidade em geral”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.
São Caetano inicia capacitação de profissionais da Educação para salvar vidas
A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta semana a capacitação de profissionais da Educação em diversos procedimentos de emergência, como engasgo, queda, convulsões, hipoglicemia, surto psicótico, parada cardiorrespiratória, desmaio, queimadura, picada de animais peçonhentos, febre e AVC.
A iniciativa, pioneira entre os municípios brasileiros, amplia os cuidados com a comunidade escolar da cidade, que já é referência nacional em qualidade de vida.
Os treinamentos são ministrados em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e começaram pelos funcionários das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) Abelardo Galdino Pinto, Oswaldo Cruz e Romeu Fiorelli.
Essa é uma das vertentes do Educa + Vidas, programa lançado pelo prefeito José Auricchio Júnior no fim de abril. “Assim prevenimos acidentes e doenças que podem acometer as crianças e jovens em idade escolar. Criamos um ambiente seguro para os alunos, capacitando todos os profissionais da Educação e, consequentemente, os próprios estudantes, que, por extensão, levarão essa cultura para suas casas e para a comunidade em geral”, ressalta o chefe do Executivo.
A capacitação ocorrerá durante todo o ano letivo, contemplando as demais unidades da Educação Infantil no primeiro semestre e os funcionários das unidades escolares de Ensino Fundamental I e II no segundo semestre. Também está prevista a capacitação de alunos do Ensino Médio.
Ao término do treinamento, as escolas receberão um selo de qualidade do Educa + Vidas. Um amplo conteúdo do programa está disponibilizado no site educamaisvidas.com.br, com orientações a profissionais de Educação, alunos, pais e a população em geral sobre como proceder em situações de emergência.
“Cada segundo faz a diferença em atendimentos de emergência. E quanto mais pessoas tiverem noções de primeiros socorros, mais vidas serão salvas”, destaca a médica responsável pelo SOS Cidadão 156 e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência, Alessandra Masiukewycz.
“Os pais podem ter a certeza de que os seus filhos estão protegidos e bem cuidados nas nossas escolas”, conclui Auricchio.