A Harvard Business School (HBS) é uma escola de pós-graduação da Universidade Harvard focada em administração de empresas. Fundada em 1908 é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo, referência por sua missão de promover futuros líderes e profissionais e alto desempenho. Por lá já passaram nomes como George W. Bush e Mitt Romney, além da COO do Facebook, Sheryl Sandberg. Por estes motivos a instituição conta com um acirrado processo de admissão estudantil.
Dentre os alunos de várias nacionalidades que ingressam na HBS, estima-se que cerca de 1,5 % são brasileiros, (de acordo com informações da página www.poetsandquants.com) O Sul-Caetanense e especialista em negociação, Victor Okuma, foi admitido para um dos cursos de educação executiva da instituição, o “Mudando o Jogo: Negociação e Tomada de Decisão Competitiva”, (tradução de, Changing the Game: Negotiation and Competitive Decision-Making).
Para o processo de seleção, o especialista contou que precisou comprovar a proficiência na língua inglesa, apresentar o histórico profissional e ainda uma carta de recomendação para a vaga, mas que tudo valeu a pena. “Estudar em Harvard é um sonho antigo, eu fiz de tudo pra que desse certo”, revela Okuma. Victor contou ainda que no ano passado se mudou para os Estados Unidos. “A qualidade de vida que o país oferece é algo impressionante, além disso, o fato de estar morando aqui colabora com a minha fluência no inglês o que facilitou minha admissão em Harvard”, explica.
O especialista trabalha via home office em uma multinacional brasileira da área de marketing, mas já vive nos Estados Unidos há quase um ano. Focado em sua carreira, neste período Victor ganhou destaque por alcançar o terceiro melhor resultado em vendas da empresa em todo mundo. As ambições não param por aí, quando perguntado sobre planos para voltar para o Brasil, disse que, “ainda é cedo para afirmar alguma coisa, após a aprovação em Harvard já recebi algumas propostas, mas certamente pretendo levar pro meu país e para minha cidade muito do conhecimento que eu adquirir por aqui, seja em forma de cursos, palestras, ou consultorias”, finaliza Okuma.