Defesa da infância é dever compartilhado entre Estado, sociedade e família, afirma Rosa Weber
Secretário Nacional da Criança e do Adolescente destaca importância das políticas públicas voltadas à Primeira Infância
O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, disse nesta segunda-feira (17) que a primeira infância é o momento mais importante da condição de desenvolvimento das crianças. “É o momento de formação da personalidade das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Durante a mesa de abertura do seminário “Primeira Infância é Prioridade Absoluta”, ocorrido em Brasília (DF), o representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) destacou a importância das políticas públicas voltadas à faixa etária que vai até os 6 anos de idade.
“Nesses 100 dias de governo, tivemos aumento do repasse de alimentação escolar, uma correção que não era feita há cinco anos, e o aumento foi de 40%; o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) voltou; o Bolsa Família prioriza a primeira infância; há vacinação infantil, o negacionismo governamental acabou; ampliamos e fortalecemos o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Agora é o momento de garantirmos que a infância e a adolescência sejam protegidas com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou o secretário, que também é presidente do Conanda.
Ainda no evento, o integrante do MDHC fez uma homenagem às crianças assassinadas durante um ataque a creche ocorrido em Blumenau (SC), há cerca de duas semanas. Ariel de Castro também demonstrou preocupação com crianças e adolescentes nas ruas. “Temos um compromisso também com o enfrentamento à situação de rua. É inadmissível, nos causa uma indignação que nós temos que transformar em ações”, completou.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também integraram a mesa de abertura do seminário a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o conselheiro Richard Pae Kim, presidente do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj); o promotor de Justiça do Conselho Nacional do Ministério Público, Moacir Nascimento; o representante-adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Carlos Arboleda; e a diretora-executiva do Instituto Alana, Isabella Henriques.
Assista à íntegra do seminário
MDS participa de seminário “Primeira Infância é Prioridade Absoluta” promovido pelo CNJ
Ariel de Castro Alves, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania disse que “é preciso ter ações para garantir a proteção da primeira infância por meio do desenvolvimento social, do enfrentamento à fome e à miséria”. Para ele, “o governo já vem desenvolvendo estratégias para diminuir as desigualdades como a volta do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e o novo Bolsa Família que prioriza a infância.”
Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Presidente do CONANDA, Ariel de Castro Alves, participa hoje (18 de abril- 14 hs) de Seminário sobre a Primeira Infância. O evento ocorrerá no Tribunal de Contas de Santa Catarina em Florianópolis –
2º Seminário Nacional: A Primeira Infância e os Tribunais de Contas
Programação Seminário 1° Infância (atricon.org.br)