“Café é o combustível para o dia passar. E o vinho para a noite não acabar”
Autor Desconhecido
O mito das garrafas de vinho guardadas na horizontal
Sem querer criar polêmica, gostaria de trazer a tona a questão de que as garrafas de vinho devem ser guardadas sempre na horizontal. É que estudos modernos apontam que este, verdadeiro dogma, pode estar caindo por terra.
Os enófilos enfatizam que guardar as garrafas de vinho deitadas é a forma correta já que mantém a rolha umedecida, impedindo que ela resseque, e assim conservando suas qualidades com a mínima entrada de oxigênio, fato que favorece o bom envelhecimento do vinho.
Todavia estudos, como da Facultè d’Oenologie de Bordeaux, demonstram que a posição da garrafa não tem importância durante a guarda do l&i acute;quido. Isso porque em termos de capacidade de vedação e transferência de oxigênio, a conservação pode ser realizada tanto com a garrafa em pé ou deitada. Os resultados serão iguais, sempre.
A pesquisa estudou o ingresso de oxigênio na garrafa com diferentes tipos de vedantes (rolhas naturais, sintéticas e rosca) e sua posição de armazenagem (vertical ou horizontal), e os efeitos causados teve pouco efeito na composição dos vinhos examinados.