EventosGoverno de São PauloHome

Agência de Desenvolvimento participa de discussão sobre APL de RH no ABC

APL em construção buscará reconhecimento junto ao Governo do Estado

Profissionais de Recursos Humanos no Grande ABC se reuniram, na última quinta-feira (23/03), para o lançamento do APL (Arranjo Produtivo Local) de RH na região. Profissionais da área, empresas, universidades, Prefeituras e entidades de classe participaram da atividade, na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.

A iniciativa da da AGERH (Associação dos Gestores de Recursos Humanos), APDPRH (Associação dos Profissionais de Departamento Pessoal e Recursos Humanos) e Rede de Gestores de RH do ABC busca, nesse primeiro momento, reunir as empresas e trabalhadores para iniciar um processo de reconhecimento junto ao Governo do Estado. A ação terá apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência.

“A ideia da formação do APL é unir a área de RH do Grande ABC, que já teve um protagonismo em nível nacional, então retomar esse trabalho e os resultados que ele pode gerar”, afirmou o Coordenador Marcelo Dantas Rede de Gestores de RH

APL RH Grande ABC (1)

 

Para o gerente regional do SEBRAE no Grande ABC, Paulo Cereda, o Sebrae tem muito a contribuir com os trabalhos. “O Sebrae segue apoiando todas as iniciativas que organizem a iniciativa privada. APLs são muito inteligentes pois colocam toda a identidade regional agrupada em um encadeamento de raciocínio lógico. Nosso papel é transferir o conhecimento que temos de outros APLs que apoiamos e também todas as empresas que, dentro dessa cadeia produtiva, prestam serviço”, disse.

“A Agência vai estar junto na construção desse APL de RH e dar os passos necessários, junto ao Governo do Estado, para esse reconhecimento. E que a gente consiga fazer os debates relevantes para o futuro da região, dos moradores e moradoras”, comentou Aroaldo da Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento.

Além do reconhecimento, o conjunto de agentes trabalhará em outros dois principais eixos. Um deles terá um trabalho focado no RH PJ (Pessoa Jurídica), constituído por àqueles que prestam serviços às empresas na região, enquanto um segundo eixos será responsável pelas relações entre as demandas regionais da área e as empresas.

Além das empresas, trabalhadores e trabalhadoras de RH, participou também o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, representantes das Prefeituras de Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, Assembleia Legislativa, Universidades, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Santo André, AEPIS (Associação das Empresas do Polo Industrial do Sertãozinho) e APDPH (Associação dos Profissionais de Departamento).

APL

Um Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se, principalmente, por ser um conjunto de agentes que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva, que busca incluir empresas produtoras de um produto ou serviço de um setor específico e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor, universidades e demais entidades privadas ou públicas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo