HomeSaúde

Saiba qual é o fator de proteção solar adequado para cada tipo de pele

O protetor solar mais adequado para cada pessoa

O fator de proteção solar (FPS) adequado para cada tipo de pele pode variar, mas existem algumas orientações gerais que podem ajudar a escolher o protetor solar mais adequado para cada pessoa.

Quem tem pele clara e sensível, por exemplo, tende a queimar mais facilmente e é mais suscetível aos danos causados pelo sol. O FPS recomendado para este tipo de pele é geralmente de 30 ou mais.

Da mesma forma, as pessoas com pele morena também precisam de proteção solar, embora sejam menos suscetíveis aos danos – superficiais – causados pelo sol do que as pessoas de pele clara. Um FPS de 15 a 30 geralmente é suficiente.

Quem tem a pele negra têm maior proteção natural contra os raios UV, devido à sua alta produção de melanina, mas ainda assim pode sofrer danos causados pelo sol, principalmente a longo prazo. Um FPS de 15 a 30 pode ser suficiente, embora algumas pessoas optem por um FPS mais elevado.

As pessoas com pele oleosa devem optar por um protetor solar mais leve e menos gorduroso para evitar a obstrução dos poros. Existem produtos específicos para esse tipo de pele, com toque seco.

Já quem tem pele seca deve dar preferência por um protetor solar mais hidratante, para ajudar a manter a derme macia e hidratada. Existem hoje no mercado protetores solares com propriedades que ajudam a manter a umidade da pele.

Por fim, as pessoas com pele com acne devem escolher um protetor solar específico para pele oleosa e propensa à acne, para evitar a obstrução dos poros e agravar as espinhas. Existem produtos formulados especialmente para pele com acne, que ajudam a prevenir a formação de novas lesões.

É importante lembrar que o FPS não é a única consideração ao escolher um protetor solar adequado não só para a beleza, como também para a saúde da pele. Outras questões, como a textura, o tipo de pele e o ambiente em que será utilizado também devem ser levados em conta. Em caso de dúvidas, é sempre recomendado consultar um dermatologista para orientação personalizada.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo