“Tem dias que até o meu vinho precisa de um vinho”
Autor Desconhecido
Saiba como começou a história da sangria de vinho< /span>
Sim é verdade. Nem todos gostam de sangria. Mas os amantes da sangria a consideram muito mais do que uma simples bebida. Entre os apreciadores ela tem uma tradição própria. Sua origem vem do Sul da Península Ibérica, especificamente da Região de Andaluzia, na Espanha.
A sangria é uma bebida que de imediato nos leva para as festas típicas espanholas, que acreditem era praticada nas comunidades mais humildes. Tudo mudou com o passar dos anos, quando ganhou a apreciação de diferentes classes sociais, e se tornou uma bebida cosmopolita, de status internacional.
Sua base é o vinho tinto seco, fazendo lembrar o “Sangre del Toro”, o Sangue do touro, por ser muito apreciada durante as touradas. Dependendo da região, trocam-se as frutas e acreditem, até do tipo do vinho a ser utilizado como base. Um exemplo é o Brasil, onde é comum preparar a sangria com espumantes rosés, por serem mais leves e refrescantes, mais voltado para o clima tropical.
Destaque na bebida as frutas são responsáveis por proporcionar sabores e aromas únicos e diferenciados, além do belo colorido que salta aos olhos de quem a vê, convidando a ser tomada. Também apreciada com gelo, se torna refrescante, saborosa e com aroma frutado e agradável.