AtualidadesHomeSanto AndréSEMASA

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana

 

 

A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) como “gestão eficiente”.

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

 

No topo dos melhores do ranking estadual também estão Araraquara, com nota 9,29, e São José dos Campos, com nota 9,12. O IGR avalia anualmente os municípios paulistas com vistas a oferecer ferramentas para melhoria das políticas públicas em âmbito estadual e municipal.

“Santo André é exemplo em políticas públicas de gestão de resíduos e sustentabilidade. São ações que ajudam a preservar o Meio Ambiente e trazem benefícios para toda a população”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A pontuação obtida por Santo André é fruto das diversas frentes de atuação do município para as questões que envolvem a temática de resíduos, desde a operação em si, como a coleta, varrição, disposição final e reciclagem; passando pela sensibilização e ações de educação ambiental de forma ampla, por meio de cursos, visitas e campanhas; até a implantação de novos projetos, como Meu Condomínio Recicla, Do Sólido ao Gasoso e Moeda Verde, que dão foco específico para algumas temáticas e setores do assunto, sempre com o objetivo de ampliar e melhorar a prestação dos serviços públicos.

“O reconhecimento a partir do relatório estadual complementa uma série de conquistas positivas que demonstram que o Semasa está cumprindo as diretrizes do atual governo em se tornar, cada vez mais, referência na gestão de resíduos sólidos. Para nós, é um orgulho e nos dá a certeza de que a atual administração está no caminho certo”, afirma o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Resíduos sólidos Santo André (4)

 

Composição do índice – O índice leva em consideração dez eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada. Além disso, o cálculo se utiliza do valor do Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT), obtidos juntos à Cetesb.

No caso do IQR, por exemplo, o Aterro Sanitário, também administrado pelo Semasa, tem nota 9,4, sendo considerado um dos melhores aterros públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o que também contribui para uma gestão eficiente e assertiva.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada pelo Governo Federal em 2010 e estabelece um marco no que diz respeito à temática de resíduos. A partir dela, os municípios criaram diretrizes e planos municipais com objetivos e metas específicos de acordo com a realidade local, organizando a forma como os entes federativos tratam o lixo, e incentivando a corresponsabilidade entre consumidores, produtores, geradores e poder público com vistas a um futuro sustentável.

“Santo André possui o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos desde 2012, ou seja, há 11 anos. Realizamos um monitoramento anual de forma a tratar os pontos que merecem mais atenção e concentrar os recursos e investimentos na melhoria dos pontos que ainda merecem atenção, como o descarte irregular, a ampliação dos índices de reciclagem, o incentivo à Coleta Seletiva, entre outros”, explica o superintendente adjunto e diretor de Resíduos Sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

Outros marcos – Recentemente, o Instituo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgou nova pesquisa que apontou que a coleta de resíduos porta a porta continua a ser o melhor serviço público de Santo André, sendo aprovada por 86,4% da população.

No final do ano passado, o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) publicou o relatório do Islu (último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), que mostra que Santo André está entre as cinco melhores cidades do Estado de São Paulo em qualidade e aderência às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Naquele ranking, a cidade figura ainda como a primeira da região do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo e à frente da capital paulista.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo