Organizar as finanças é um desafio para várias pessoas, seja por falta de tempo, conhecimento ou descuido com o orçamento familiar. No entanto, é uma tarefa essencial em nosso dia a dia, já que a falta de planejamento pode gerar graves problemas, como dívidas, despesas desnecessárias e falta de perspectivas futuras.
Para evitar que isso aconteça, a construção de um orçamento doméstico torna-se fundamental, seja através de uma planilha, aplicativos, ou mesmo o bom e velho caderno.
A principal função do orçamento é projetar entradas e saídas para que se tenha uma visão do presente e principalmente do futuro. Nele, devem constar todos os seus custos como água, luz, telefone, aluguel etc. Além de todas as entradas, como salário, pró-labore, entre outros. Depois, calcule os valores médios de todos os itens e faça projeções dos custos para os meses subsequentes, criando um histórico financeiro, e proporcionando maior clareza sobre suas finanças.
Os benefícios de um orçamento pessoal organizado são muitos, como:
- Compreender hábitos de consumo;
- Priorizar gastos;
- Realizar objetivos e sonhos;
- Maior qualidade de vida, entre outros.
A dedicação de alguns minutos por semana no desenvolvimento e acompanhamento do seu orçamento pessoal serão fundamentais para alcançar a vida desejada. Coloque esse compromisso importante em sua agenda.