Humberto Domingos Pastore
“Se a vida lhe der limões, venda e compre uma garrafa de vinho”
Autor Desconhecido
Tem dúvidas entre um Decanter e um Aerador?
O aerador, (foto), é um acessório compacto que no fim tem as mesmas funções de um decanter. Na prática acelera o processo de oxidação e separa os sedimentos. A diferença é que o aerador faz isso de maneira automática. Pode significar uma facilidade, já que evita que você demore horas para degustar seu vinho, mas tem uma desvantagem uma vez “aerado”, o vinho se transforma de forma completa. Já ao utilizar o decanter, pode ir experimentando a bebida durante sua oxigenação, e assim, ter uma experiência de forma gradativa, até que o vinho atinja seu ponto favorito de consumo.
Para quem tem dúvidas de como usar o decanter elaboramos um passo a passo, com algumas dicas que consideramos importantes:
– Deixe a garrafa em pé algumas horas antes da degustação. Isso fará com que todos os sedimentos se concentrem no fundo e seja mais fácil separá-los do vinho.
– Despeje o conteúdo da garrafa de vinho dentro do decanter vagarosamente. Faça isso em local bem iluminado. Se necessário, utilize uma lanterna para observar os sedimentos com mais facilidade.
– Por fim, aguarde. O tempo de decantação de cada vinho pode variar. A cada 10 ou 15 minutos, faça alguns movimentos circulares com o decanter para que ele se desenvolva e vá experimentando para verificar se a bebida já está no ponto ideal.
– Em alguns casos, o vinho pode esquentar enquanto está sendo decantado. Para impedir que o vinho esquente durante o processo, posicione o decanter sobre um balde cheio de gelo.
– Antes de servir, retire-o e espere mais um tempo até que atinja a temperatura ideal de consumo. É interessante utilizar um termômetro próprio para vinhos. Depois, evite colocá-lo na geladeira, pois isso pode interferir nos sabores e aromas.
– Em geral, quanto mais encorpado o vinho, mais tempo ele terá que ser decantado. Isso pode depender tanto das uvas utilizadas em sua elaboração, quanto de seu terroir.