HomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

A minha intensidade assusta. Ainda bem que há apreciadores de vinho que permanecem após o susto.
Virgínia Marrachinho

Pinheiro Negro! Você conhece essa uva?

    Por certo você a conhece pela denominação francesa. Pinheiro Negro é o mesmo do que Pinot Noir. Ganhou este nome por causa de sua aparência, já que os cachos têm a forma de cones, como as pinhas dos pinheiros, e as uvas são de cor negra.
    Essa uva é muitas vezes incompreendida. Dizem que por causa de seu perfil mais leve acaba sendo um vinho aguado, sem graça, mas não é verdade. A delicadeza vem de sua casca fininha e muito delicada. A casca fininha produz vinhos menos tânicos, o qu e facilita muito as harmonizações. A Pinot Noir é uma das poucas tintas que vai bem com peixes e frutos do mar.
    Vale recordar que um dos vinhos mais caros do mundo, o Romanée Conti, é elabora do com esta casta, e que se trata de uma uva para todos os bolsos. Existem Pinots tanto econômicos como caríssimos.
    Talvez não saiba, mas existem Pinot na versão espumante (ela é uma das uvas bases dos Champagnes), além de rosés e claro, os tintos. Seus aromas, do tipo chão de floresta, como folhas secas, terra úmida e cogumelos, não deixam dúvida de que se trata de uma uva de cultivo delicado.
    Sua forma se diferencia conforme o clima onde foi plantada. Possui caráter mais frutado em climas moderadamente quentes, e tem maior sobriedade nas regiões frias, especialmente na Borgonha, onde reina absoluta.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo