EducaçãoHomeSão Caetano do Sul

Pesquisa de mestrado demonstra satisfação do morador de São Caetano com as escolas da rede municipal

E os dados comprovam: a educação de São Caetano é a que tem maiores níveis de aprovação na região do ABC.

 

Uma pesquisa de Mestrado em Administração realizada na Universidade Municipal de São Caetano do Sul avaliou a relação entre o acesso aos serviços públicos e o bem-estar subjetivo da população, com foco na utilização da educação pública municipal. E os dados comprovam: a educação de São Caetano é a que tem maiores níveis de aprovação na região do ABC.

*crédito de foto da USCS, campus Conceição: Divulgação / USCS

A pesquisadora Alyne Mantoan realizou sua pesquisa com usuários do sistema municipal de educação do ABC partindo do seguinte problema: “Qual é a relação entre a avaliação da educação pública municipal e o bem-estar subjetivo da população do Grande ABC Paulista?”. Além da revisão teórica, a pesquisadora contou com dados da Pesquisa Socioeconômica do Grande ABC Paulista de 2019.

*crédito de foto da USCS, campus Conceição: Divulgação / USCS
*crédito de foto da USCS, campus Conceição: Divulgação / USCS

 

Segundo Alyne Mantoan, as políticas públicas podem ser apontadas como determinantes para a percepção do bem-estar de uma população, podendo ser relacionadas a diversos setores de governo, como saúde pública, segurança e educação. “A educação contribui para o nível de satisfação de vida dos indivíduos, uma vez que implica em maior probabilidade de empregos de qualidade que trazem salários mais altos, melhores níveis de saúde, relacionamentos sociais e o desenvolvimento sustentável, não somente do indivíduo, mas de toda a sociedade”, explica Alyne.

MAIOR APROVAÇÃO DO ABC

 

Dentre os números encontrados por Alyne em sua pesquisa, São Caetano destaca-se como a cidade que tem o maior número de escolas por quilômetro quadrado: 3,98. A segunda cidade no ranking é Diadema, com 2,02 escolas por km², seguida por Mauá, com 0, 71.

Na avaliação da Educação Pública Municipal, a cidade de São Caetano do Sul possui a avaliação mais alta da região: 7,71, sendo aproximadamente 2,2 pontos acima da
média do Grande ABC. Segundo a pesquisadora, a cidade de São Caetano do Sul também possui o menor coeficiente de variação das respostas (0,30), demonstrando a aceitação com maior confiança que a maior parte dos entrevistados avaliou de forma mais satisfatória os serviços públicos de educação.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo