faculdade universidadeHomeSão Caetano do Sul

Universidade Aberta da Terceira Idade de São Caetano dá início ao ano letivo de 2023 com 120 novos alunos

Os alunos participaram da Aula Magna na terça-feira (7/2), no Campus Barcelona da USCS

 

O ano letivo de 2023 começou para 280 alunos da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade de São Caetano do Sul). Desse total, 120 são novos integrantes e 160 são alunos que iniciaram as aulas em 2022. Os alunos participaram da Aula Magna na terça-feira (7/2), no Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). A iniciativa da Prefeitura é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) e a USCS.

 

 

 

O vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim reiterou que essa é a melhor fase do Programa desde a criação, em 2007, principalmente após os dois anos de pandemia.

Fotos: Samuca Fermino / PMSCS

“São Caetano é uma cidade com uma população diferenciada. Os cidadãos da Terceira Idade são engajados politicamente, extremamente ativos, e assim como todos os demais moradores passaram por momentos de grande dificuldade por causa da pandemia da covid-19. Agora, que estamos numa fase menos crítica da pandemia, é muito importante que eles retomem integralmente as atividades físicas e culturais oferecidas pelos CISEs e na UniMais”, ressaltou Seraphim.

 

 

Cibele Sequeira, responsável pela Secretaria de Saúde, também falou da importância do programa voltado à Terceira Idade. “A UniMais está inserida nos programas da Secretaria de Saúde, com o objetivo de promover maior qualidade de vida. Essa oportunidade será muito rica para todos, uma experiência diferente, com informação, entretenimento e lazer para que nossos idosos vivam cada vez mais e melhor”, acrescentou Cibele.

O reitor da USCS, Leandro Prearo, foi representado pelo diretor José Turíbio de Oliveira, que mencionou o fato de a universidade estar de portas abertas para receber os alunos da UniMais. “É uma satisfação enorme compartilhar nosso espaço e nosso conhecimento, pois se trata de uma relação de aprendizado mútuo, na qual os alunos transmitirão a sabedoria desenvolvida ao longo da vida e enriquecerão ainda mais a vida de todos os professores”, complementou Turíbio.

Para a coordenadora da Comtid, Lucila Lorenzini, a oportunidade oferecida vai além do conhecimento adquirido pelos alunos. “A Unimais é muito mais que uma oportunidade de aprendizado, é pelo prazer de estar numa universidade renomada como a USCS, adquirir novos amigos, conhecer e participar das atividades dos CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação) e colocar em prática ações para melhor qualidade de vida. Enfim, ter novos desafios, fazendo com que motivem-se a viver e curtir esta etapa”, finalizou Lucila.

 

A UNIMAIS

 

A UniMais é uma oportunidade de convivência, diversão e aprendizagem, sem requisitos referentes a graus de escolaridade anteriores. O intuito é contribuir para que os alunos possam adquirir melhores condições de saúde, assegurando o acesso a atividades artísticas e culturais, e incentivando a pesquisa sobre temas relevantes para que tenham ainda mais qualidade de vida na terceira idade. O programa é voltado para moradores de São Caetano do Sul com idade superior a 50 anos. Criada em 2007, a UniMais já recebeu mais de 2 mil alunos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo