ArtigoHome

Sal e luz…

Piedade Coelho

 

 

Neste domingo celebramos o quinto domingo do tempo comum. A liturgia nos oferece os seguintes textos bíblicos: Isaías 58,7-10; Salmo 111(112); 1 Coríntios 2,1-5; Mateus 5,13-16. O evangelho é a continuação do sermão da montanha onde Jesus ensina aos discípulos sobre as Bem-aventuranças. Neste domingo Jesus diz aos que lhe ouvem naquele monte: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não serve para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso pai que está nos céus”.

 

 

O evangelho nos convida a pensar até onde tenho tido zelo por essa missão que Jesus nos propõe no evangelho, ser sal e luz. Quem faz o sal tornar-se insosso? Nessa afirmação de Jesus, concluímos que o rompimento da amizade com Deus, leva o cristão, a cristã a perder sua capacidade de dar sabor ao ambiente em que atua. Quando nos damos de nossa insossabilidade, devemos voltar para Deus, um dos meios mais eficientes, será através do sacramento da reconciliação (ou sacramento da confissão). Além de sal, Jesus é categórico ao afirmar, “Vós sois a luz do mundo!” Portanto, nessa semana, nosso compromisso pessoal deve ser assumir a capacidade de ser sal e luz, ou seja, dar sabor aos acontecimentos e iluminar as realidades onde temos a oportunidade de viver. Ser sal e luz para a humanidade é uma missão destacada por Jesus neste domingo. Para bem realizar necessitamos da Graça de Deus, uma vida de oração equilibrada e participação nos sacramentos que a Igreja nos oferece em sua liturgia.

 

Oremos pedindo essa graça: Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção.

 

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

 

Bom fim de semana.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo