AtualidadesEventosHomeSão Caetano do SulSaúde

Janeiro Branco: Prefeitura de São Caetano realiza capacitação e alerta sobre cuidados com saúde mental

Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou nesta sexta-feira (27)

 

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou nesta sexta-feira (27), no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), capacitação para Agentes Comunitários de Saúde alertando sobre cuidados com a saúde mental em ação relacionada ao Janeiro Branco. O objetivo foi conscientizar a equipe sobre cuidados em saúde mental, apresentando rede de cuidados e fluxos de atendimento para que multipliquem as informações e abordagem do tema entre as famílias da cidade.

 

Fotos: Eric Romero/PMSCS

 

“São Caetano possui uma rede de atendimento em saúde mental muito bem estruturada. Ao longo dos anos conseguimos consolidar e ampliar o acesso abrindo várias portas de atendimento com dois Caps (Centros de Atenção Psicossocial), atendimento em urgência na rede hospitalar, ambulatório para mulheres em vulnerabilidade, atendimento para crianças – tanto no CTNEN (Centro Municipal de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) quanto na USCA (Unidade e Saúde da Criança e do Adolescente). Também atuamos nos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira idade), Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas) e com o projeto Cuca Legal, que trabalha em parceria com a Educação, para promover a saúde mental nas escolas”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde foi ministrada por diversos especialistas: Cibele Lopez, coordenadora técnica do CAPS AD; Bruno Bertoldo, psiquiatra do CAPS AD; Cleise Machado, psicóloga do CAPS AD; Bianca Medeiros, Terapeuta Ocupacional do CAPS AD; Luciane Caturani, Terapeuta Ocupacional do CAPS e Maycon Pereira de Paula, técnico de enfermagem do CAPS. O encontro abordou temas como o que é saúde mental, por que é importante cuidar desse aspecto da saúde, onde e por que procurar ajuda, funcionamento e fluxo dos serviços, critérios de acolhimento e apresentação da equipe, entre outros. “Em 2022 nossa equipe, formada por psiquiatras, psicólogos, clínicos, terapeutas, enfermeiros e assistentes sociais, realizou mais de 85 mil atendimentos. Todos respeitando o protocolo de classificação de risco em saúde mental”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Flavia Ismael.

“Em toda capacitação aprendemos algo novo. É muito bom ter contato com os profissionais, conhecer bem o fluxo de atendimento e possíveis problemas que devemos observar nas visitas diárias”, afirmou Marilene Ferreira da Silva Sanches, da UBS Darcy Vargas.

O acesso aos serviços de saúde mental de São Caetano do Sul é aberto e pode ocorrer tanto por encaminhamento quanto por busca espontânea dos munícipes. Os acolhimentos acontecem diariamente nos CAPS e Ambulatório de Saúde Mental Infantil. Demandas de urgência e emergência devem ser atendidas pelo pronto socorro municipal e casos com menor demanda de gravidade são acompanhados pelas equipes de atenção básica do município.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo