ArtigoHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

Com o passar dos vinhos, os anos ficam melhores
Autor Desconhecido

vinho
Nomes é o que não faltam para esta uva
    Tem quem acredite que o nome da uva Shiraz está relacionado com o nome da cidade Shiraz no Irã, afinal por muito tempo se pensou que a origem da uva Syrah, na região francesa do Vale do Rhône, era, na verdade, estacas de uvas de origem iraniana. A história tem todo um folclore, mas testes de DNA mostraram que a uva Shiraz ou Syrah é, na verdade, de origem francesa.
    As denominações são diferentes, mas são geneticamente a mesma uva. Syrah / Shiraz parte do cruzamento de duas castas: Monduese Blanche e Dureza. A uva é conhecida como Syrah na França e é a uva principal no norte do Vale do Rhône que, com um clima continental, produz vinhos mais elegantes e sutis.
    Essa uva chegou na Austrália no século XIX e evoluiu em sua forma ganhando o nome de Shiraz. Se tornou a uva símbolo do país. A Austrália só perde para os franceses, já que tem a segunda maior produção de Shiraz no mundo. Por ter um clima mais quente, permite que as uvas amadureçam completamente, produzindo vinhos frutados, encorpados e exuberantes.
    O nome pode até definir o estilo de vinho. Por exemplo: Syrah lembra o “Velho Mundo – Vinhos Elegantes”, e Shiraz “Novo Mundo – Vinhos Encorpados”. Se bem que não existem regras e o produtor pode rotular seus vinhos com qualquer um dos nomes, independente do estilo.
    Se ficou curioso com as denominações diferentes, saiba que existem outros nomes usados para esta uva, por exemplo: Sira, Sirac, Sirah, Syra, Syrac…
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo