GeralHomePolíticaSão Caetano do Sul

Vereador e líder de governo Gilberto Costa solicita a ampla reforma do Museu Municipal.

protocolou duas indicações (nº0145-0146/23), no último dia 17 de janeiro,

 

O vereador e líder de governo de São Caetano do Sul, Gilberto Costa (Avante), protocolou duas indicações (nº0145-0146/23), no último dia 17 de janeiro, para ampla reforma do Museu Histórico de São Caetano e a reabertura do Espaço do Forno.

 

Criado em 1959, foi oficialmente inaugurado em 23 de julho de 1960 pelo então prefeito Oswaldo Samuel Massei, o  Museu Histórico Municipal que hoje funciona no antigo Palacete De Nardi, no Bairro da Fundação, é um edifício construído no final do século 19 pela tradicional família De Nardi, que chegou à cidade em 28 de julho de 1877, na primeira leva de imigrantes italianos vindos da província de Treviso.

O acervo conta com um significativo número de objetos históricos museológicos que resgatam o patrimônio material e imaterial do povo sul-são-caetanense e que revivem várias fases do desenvolvimento da cidade. Há cerca de 5 mil peças, organizadas e armazenadas segundo padrões internacionais de museologia.

Entre os mais variados objetos estão ferramentas de trabalho, utensílios domésticos, peças de vestuário, retratos dos pioneiros da colonização, peças sacras, móveis e objetos das olarias e cerâmicas de São Caetano.

Também solicitou a reabertura do Espaço do Forno que é o mais recente local expositivo e tem sua importância não só no fato de abrigar exposições, mas também pela história contida no próprio local. É um dos fornos intermitentes que compuseram o aparato de instalação da Cerâmica São Caetano, uma das mais relevantes e poderosas fábricas da cidade, que marcou época.

 

Tanto o Museu Histórico Municipal como o Espaço do Forno são locais riquíssimo em cultura por conservar o patrimônio histórico de São Caetano do Sul. Dessa forma, proporcionam lazer e entretenimento a todas as pessoas e famílias que frequentam esses locais.

 

“Diante da grande importância histórica e patrimonial que os mesmos tem para a cidade é importante que no museu se realize uma ampla reforma, e que o Espaço do Forno seja reaberto a fim de manter um legado para gerações futuras”, finaliza o vereador Gilberto Costa.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo