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E-book reúne avaliação documentada na USCS

Produto registra narrativas da trajetória de aprendizagem em creche em Santo André

A dissertação do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS da aluna Natalia Francisquetti Silva Vieira, intitulada “A avaliação documentada e participativa na creche no contexto de pandemia: narrativas da trajetória de aprendizagem” visava responder a seguinte questão: Como construir um processo de avaliação participativa que narre a trajetória de aprendizagem das crianças pequenas em contexto de pandemia?

 

A pesquisadora, que atua em uma creche de Santo André, escolheu aquele espaço como locus de pesquisa em uma época muito complicada para todos, mas especificamente para quem atua no segmento da educação: a pandemia da Covid-19. “O objetivo geral foi o de construir um processo de avaliação documentada e participativa que tornasse visível a trajetória de aprendizagem de crianças de 2-3 anos em contexto de pandemia”, conta Natalia.

 

Natalia explica que, com o início do período de isolamento social no Brasil, na segunda quinzena do mês de março de 2020, o atendimento nas instituições educacionais foi suspenso. “O que inicialmente seria um período transitório estendeu-se durante meses. Na Rede Municipal de Santo André, local em que ocorreu esta pesquisa, o processo educativo remoto prolongou-se até o final do ano letivo, o que exigiu (re)pensar as estratégias e os fazeres pedagógicos, para a continuidade do projeto educacional em uma perspectiva que respeitasse a especificidade da educação da infância, considerando este momento de excepcionalidade e emergência.  Esta realidade ocasionou na construção inédita de um projeto educativo remoto”, aponta a pesquisadora.

 

A trajetória metodológica de Natalia contou com a coleta de dados obtidos em entrevista com famílias, fotografias e vídeos enviados no grupo virtual, relatos e produções das crianças, observação e escuta, além dos registros da professora-pesquisadora. “Outra ação deste trabalho pedagógico se deu através da realização de chamadas de vídeo para leitura de histórias. Esta prática possibilitou uma parceria entre os familiares e as educadoras oportunizando às crianças um meio para experienciar este fazer tão frequente na jornada na creche. As chamadas de vídeo foram feitas pelo WhatsApp, com a participação de uma educadora e três crianças (com seus familiares)”, explica a pesquisadora.

 

Natalia aponta que, como desdobramento desta investigação, foi produzido como produto educacional um E-Book (Eletronic Books) intitulado: “Como nó e nós: perspectivas para a avaliação documentada e participativa na creche”. “O produto educacional tem como objetivo compartilhar os resultados desta pesquisa, bem como contribuir com o processo investigativo de professores e professoras, equipes gestoras e demais profissionais da educação na busca pela realização de ‘novos possíveis’ ao fazer avaliativo na creche, situado em um projeto educativo centrado na criança, co-construído entre os sujeitos e que respeita a vivência da infância”, relata. O E-Book está disponível, gratuitamente, por meio do link:  https://www.amelieeditorial.com/como-no-e-nos-perspectivas-para-a-avaliacao-documentada-e-participativa-na-creche/

 

Segundo a orientadora da pesquisa e professora da USCS, Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva, o trabalho de Natalia configura-se como importante contribuição para a área da infância, da formação docente e das políticas de avaliação. “A defesa de Natália pela construção de uma nova cultura do fazer avaliativo da creche vai além de uma proposição, haja vista que ela parte de sua práxis pedagógica, em que constrói com as crianças e famílias, apesar de todos os limites impostos pelo contexto pandêmico, um processo avaliativo pautado no respeito e valorização das infâncias, reconhecendo a criança como sujeito de direitos e participante ativa de seu processo de aprendizagem”, finaliza.

 

A íntegra da dissertação de Natalia Francisquetti Silva Vieira pode ser conferida no link: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/723.

 

O programa de Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS tem como objetivo geral a qualificação de docentes e gestores para uma atuação profissional ética e transformadora de processos aplicados, no âmbito da Educação Básica, realizada por meio da integração do conhecimento teórico com o prático. Desta maneira, procura contribuir com a criação de práticas educativas reflexivas que colaborem numa atuação mais qualificada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Média. Mais informações: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppge/mestrado-profissional-em-educacao.

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