Vereador Dr. Marcos Fontes idealiza Proposta de Educação de Defesa e sobre o Serviço Voluntário de Defesa Civil
O vereador Dr. Marcos Fontes idealizou a proposta 91/2023
O vereador Dr. Marcos Fontes idealizou a proposta 91/2023 denominada Programa de Educação de Defesa e sobre o Serviço Voluntário de Defesa Civil, objetivando a preparação prévia da população civil a fim de enfrentar situações de calamidade pública.
Desperta São Caetano: Como pretende implantar noções de Defesa Civil, vereador?
Dr. Marcos Fontes: Inicialmente pelas escolas. O ensino da disciplina noções de Defesa Civil tem como objetivos: despertar nos alunos ações de preservação do meio ambiente, preparar para a prevenção de acidentes, primeiros socorros, identificar áreas de riscos, incentivar a participação nas questões comunitárias, promover a defesa comunitária, incentivar a discussão dos problemas ambientais e urbanos, difundir a prevenção como meio eficaz de atuação.
Desperta São Caetano: Qual a importância do serviço de Defesa Civil?
Dr. Marcos Fontes: O Serviço de Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e reestabelecer a normalidade social, e é exercida pela Defesa Civil da cidade.
Desperta São Caetano: O senhor pretende abranger esse serviço?
Vereador: Exato. Nada impede que voluntários civis cooperem em caráter complementar, em unidades permanentes, como voluntários civis treinados para exercer tais tarefas. Na verdade, quando há calamidades públicas sempre há civis que cooperaram. Mas isso se dá de forma espontânea e não organizada.
O Serviço Voluntário de Defesa Civil visa justamente organizar essa iniciativa existente a exemplo do Serviço Social da Alemanha ou da Guarda Nacional dos Estados Unidos, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.